A velocidade do som em Marte é a mesma da Terra? Entenda

2 min de leitura
Imagem de: A velocidade do som em Marte é a mesma da Terra? Entenda
Imagem: Getty Images

Desde que o rover Perseverance chegou a Marte em fevereiro de 2021, os cientistas da Terra conseguem ouvir claramente os sons do Planeta Vermelho graças a dois microfones instalados no equipamento. Isso levou ao cálculo da velocidade do som no solo marciano, que foi um dos temas da 53ª Conferência de Ciência Lunar e Planetária.

Ao analisar um experimento em 2022, no qual o Perseverance disparou lasers contra rochas e esperou o registro da onda de choque em seus microfones, o cientista planetário Baptiste Chide, do Laboratório Nacional de Los Alamos, explicou que a velocidade do som em Marte é muito diferente da que é registrada em nosso planeta.

Conforme o estudo, se você pudesse conversar na superfície de Marte, ouviria uma versão mais silenciosa e abafada dos sons que você ouve na Terra. Outra particularidade bizarra é que, em solo marciano, os sons mais agudos chegariam primeiro aos seus ouvidos do que os sons graves. Ou seja, sons como assobios, campainhas ou cantos de pássaros seriam praticamente inaudíveis lá.

Qual a velocidade do som em Marte e na Terra?

O Perseverance grava sons em dois microfones.O Perseverance grava sons em dois microfones.Fonte:  Getty Images 

O som que ouvimos é na realidade a percepção da vibração dos nossos tímpanos. Essa vibração, por sua vez, é provocada por ondas de pressão que chegam ao nosso sistema auditivo a partir da fonte sonora. Para isso, elas precisam de um meio para viajar, como o ar, por exemplo.

Como a atmosfera marciana possui temperatura, densidade e química muito diferentes da Terra, isso causa três efeitos no som que você ouviria.

O primeiro é a velocidade do som: aproximadamente 240 m/s em Marte e cerca de 340 m/s na Terra. Além disso, o som no Planeta Vermelho seria bem mais baixo do que aqui, e sofreria uma atenuação, ou enfraquecimento em determinadas frequências.

Como a velocidade do som se propaga em Marte?

Na apresentação de seu trabalho na conferência, os autores esclareceram que a velocidade do som avaliada na pesquisa "é calculada ao longo de todo o caminho de propagação acústica, que vai do solo até a altura do microfone". Os resultados confirmaram que os sons se propagam na atmosfera marciana perto da superfície a cerca de 240 metros por segundo.

Porém, devido às particularidades das moléculas de carbono a baixo pressão na atmosfera marciana, a paisagem sonora de Marte se torna peculiar. Ele é talvez o único planeta terrestre com atmosfera no Sistema Solar "que experimenta uma mudança na velocidade do som bem no meio da largura de banda audível (20 Hertz a 20.000 Hertz)", diz o estudo.

Isso faz com que frequências acima de 240 Hertz (logo abaixo do dó central de um piano) desencadeiem modos vibracionais ativados por colisão com as moléculas de carbono, que não têm tempo adequado para relaxar ou retornar ao seu estado original. O resultado é que a velocidade do som em frequências mais elevadas viaja mais de 10 m/s mais rápida do que a verificada em frequências mais baixas.

Gostou do conteúdo? Continue acompanhando o TecMundo, aqui no site e em nossas redes sociais para não perder nenhuma novidade sobre o Planeta Vermelho! Até a próxima!

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.