Ouça agora! NASA cria playlist com áudios do Sistema Solar

Imagem de: Ouça agora! NASA cria playlist com áudios do Sistema Solar
Imagem: Getty Images

Você já deve ter ouvido falar que o espaço está em absoluto silêncio. Afinal, sem a existência do ar, como temos na Terra, não é possível que ondas sonoras se propaguem e cheguem aos nossos ouvidos para que sejam reconhecidas pelo nosso cérebro, não é mesmo?

Entretanto, isso não significa que o movimento da matéria no vácuo do espaço não gere nenhum tipo de energia que possa ser convertida em som. Apesar de não ser possível ouvir naturalmente, o espaço está repleto de ondas de plasma circulando ao redor de corpos celestes, como o nosso Sol.

Esse foi o ponto de partida para o trabalho da NASA, liderado pela divisão de estudos heliofísicos, que converteu as ondas de plasma que circundam o Sol, Marte e outros componentes do Sistema Solar, em ondas sonoras capazes de serem ouvidas por seres humanos.

Um dos pesquisadores da divisão de estudos heliofísicos da NASA, Alex Young, publicou um vídeo analisando o áudio captado através das ondas magnéticas do Sol. Confira abaixo!

"O sol está vibrando em muitas frequências diferentes. A parte mais legal é que podemos utilizar essas gravações para investigar o interior dele. Como nós não temos formas de observar dentro do Sol de fato, a análise das ondas nos permite sentir um rio de material solar flutuando por ele, o que nos ajuda a entender melhor as camadas da estrela e sua complexidade",  afirmou o cientista.

O conhecimento do comportamento dessas vibrações é importante para compreender o funcionamento dos campos magnéticos, assim como outros eventos recorrentes, como as labaredas solares e a ejeção de massa coronal.

O Som do Sistema Solar

O uso da conversão de ondas mecânicas em áudio pode ser um grande aliado para compreender o comportamento de outros planetas, asteroides e corpos celestes, e novas pesquisas neste escopo devem continuar acontecendo.

Apesar do ser humano não ser capaz de ouvi-las, o movimento da matéria no espaço cria ondas que podem ser convertidas em som.Apesar do ser humano não ser capaz de ouvi-las, o movimento da matéria no espaço cria ondas que podem ser convertidas em som.Fonte:  Getty Images

Cada elemento do universo possui um som único, assim como ocorre na Terra, mas as ondas geradas a partir do movimento da matéria não são capazes de chegar até nós.

Caso você esteja a procura de uma música ambiente diferente para o seu dia, a NASA disponibilizou uma playlist com vários sons que foram captados pela equipe de estudos heliofísicos. Mas já avisamos que eles parecem terem vindo diretamente da trilha sonora de um filme de terror!

Gostou deste conteúdo? Então, mantenha-se atualizado sobre as curiosidades do nosso Sistema Solar aqui no TecMundo! Aproveite para conhecer o Cinturão de Kuiper, a região pode hospedar planeta semelhante à Terra.