Imagem de: 5 objetos encontrados em Marte que sugerem sinais de alienígenas (mas não são!); veja
Imagem: Getty Images

Há centenas de anos, cientistas e pessoas comuns acreditavam que Marte apresentava registros geológicos de uma sociedade e, por isso, era habitado por algum tipo de vida inteligente.

Muitos anos se passaram e os cientistas descobriram que, na realidade, não existe vida inteligente em Marte e que tais estruturas geológicas eram naturais. De qualquer forma, muitas pessoas continuam sugerindo que os alienígenas estão presentes no planeta vermelho.

Nos últimos anos, conspiracionistas afirmam que existem registros sugerindo a presença de vida inteligente em Marte. Há aproximadamente 47 anos, a Administração Nacional da Aeronáutica e Espaço dos Estados Unidos (NASA) divulgou a imagem do "Rosto de Marte", que supostamente apresenta uma estrutura em formato de um rosto semelhante ao de um ser humano.

Para muitas pessoas, a imagem é uma ‘evidência concreta’ de que existe, ou existiu em algum momento no passado, a presença de seres alienígenas no corpo celeste. Mas para a ciência, não existe nenhuma evidência disso; inclusive, a agência espacial norte-americana declara que se trata de uma estrutura geológica natural.

Objetos em Marte que não são de alienígenas

Infelizmente, não foi apenas o “Rosto de Marte” que inflamou conspiracionistas em todo o mundo. Por isso, o TecMundo reuniu uma lista com os objetos encontrados em Marte que sugerem sinais de vida inteligente, mas que não são. Confira!

Rosto de Marte

No dia 25 de julho de 1976, a sonda Viking 1 fotografou uma região marciana enquanto procurava por um local para realizar o pouso da nave Viking 2. Quando a imagem foi divulgada, milhares de pessoas tinham certeza de que era uma evidência da vida alienígena no planeta vermelho.

Até hoje, os teóricos da conspiração questionam sobre a possibilidade de ser uma estrutura criada por uma suposta civilização inteligente.Até hoje, os teóricos da conspiração questionam sobre a possibilidade de ser uma estrutura criada por uma suposta civilização inteligente.Fonte:  NASA/JPL-Caltech

Apesar disso, a estrutura não apresentava as mesmas características quando a NASA fotografou a região, conhecida como Cydonia Mensae, a partir de outros ângulos; provavelmente, porque se trata apenas de uma montanha.

“A aparência manchada da imagem é devida a dados ausentes, chamados de erros de bits, causados por problemas na transmissão dos dados fotográficos de Marte para a Terra. Erros de bits compõem parte de um dos 'olhos' e 'narinas' na rocha erodida que se assemelha a um rosto humano perto do centro da imagem”, a agência espacial norte-americana descreve em comunicado oficial.

Flores congeladas

No dia 24 de fevereiro de 2022, o rover Curiosity fotografou uma imagem do solo lunar, apresentando algo que se assemelhava com uma flor congelada. Infelizmente para os teóricos da conspiração, a formação é apenas uma estrutura de depósitos minerais; ou seja, é apenas uma rocha que aparenta ser uma flor.

A 'flor de marte' foi fotografada com o instrumento Mars Hand Lens Imager (MAHLI) do rover Curiosity.A 'flor de marte' foi fotografada com o instrumento Mars Hand Lens Imager (MAHLI) do rover Curiosity.Fonte:  NASA/JPL-Caltech/MSSS

Segundo a agência espacial, a formação é tão interessante que pode auxiliar os cientistas a compreender mais sobre a história da água líquida em uma região marciana conhecida como cratera Gale.

“A ‘flor’, juntamente com os artefatos de rochas esféricas vistos à direita, foram criados no passado antigo quando minerais transportados pela água cimentaram a rocha. [A sonda] Curiosity já descobriu no passado uma variedade diversificada de características semelhantes pequenas que se formaram quando fluidos mineralizantes viajaram através de condutos na rocha”, a NASA descreve.

Marciano na superfície do planeta vermelho

Em meados de 2007, o rover Spirit da missão Mars Exploration, fotografou a imagem de uma vista panorâmica em uma região chamada Home Plate, na cratera Gusev. Se você observar na parte inferior esquerda da imagem, é possível visualizar um suposto ser com características de humanos; mas calma, não é nada disso.

O 'homem em Marte' é apenas uma ilusão criada pelo cérebro humano.O 'homem em Marte' é apenas uma ilusão criada pelo cérebro humano.Fonte:  NASA/Spirit

É claro, assim como a maioria das imagens nesta lista, se trata apenas de uma formação rochosa que faz a nossa imaginação se confundir com as características de um ser humanoide — um fenômeno conhecido como pareidolia.

Rochas com marcas de ferramentas

No dia 31 de março de 2021, a NASA publicou a imagem de uma rocha que supostamente tem marcas de uma broca. A equipe científica responsável por estudar tem muitas hipóteses sobre o achado, mas todas são formuladas com base em consequências geológicas naturais — desta vez, também não foram os alienígenas.

Aparentemente, a rocha para ter furos realizados por uma broca, mas é mais uma formação geológica natural.Aparentemente, a rocha para ter furos realizados por uma broca, mas é mais uma formação geológica natural.Fonte:  NASA/JPL-Caltech

“A equipe formulou muitas hipóteses diferentes sobre esta questão: será algo que se desgastou da rocha local? É um pedaço de Marte que caiu na área devido a um evento de impacto distante? É um meteorito? Ou alguma outra coisa?”, a equipe do rover publicou em uma mensagem no X (antigo Twitter).

Porta em Marte

No dia 7 de março de 2022, o rover Curiosity fotografou o monte nomeado de East Cliffs, na região conhecida como Monte Sharp. O monte apresenta diferentes estruturas naturais, incluindo uma que se assemelha com uma porta; neste caso, seria uma porta pequena com aproximadamente 30 centímetros de altura e 40 centímetros de largura.

A imagem foi fotografada pelo rover Curiosity, a partir do instrumento Mast Camera (Mastcam).A imagem foi fotografada pelo rover Curiosity, a partir do instrumento Mast Camera (Mastcam).Fonte:  NASA/JPL-Caltech/MSSS

Apesar de as diferentes teorias sobre a suposta porta, a NASA garanta que não se trata de uma porta real, mas apenas de mais caso de pareidolia.

“Esses tipos de fraturas expostas são comuns em rochas, tanto na Terra quanto em Marte. O panorama principal incluído aqui foi costurado usando 113 imagens da lente esquerda da Mastcam. A imagem é processada para aproximar a cor e o brilho da cena como seria ao olho humano em condições diurnas normais na Terra”, a NASA explica.

O que é a pareidolia?

A pareidolia é um fenômeno psicológico que afeta a percepção visual dos seres humanos, distorcendo a compreensão de um estímulo visual abstrato. Dessa forma, as pessoas podem transformar padrões imagéticos em rostos, formas humanas, animais ou em objetos. Por exemplo, é o caso quando alguém consegue visualizar a face de um humano na suposta imagem do "Rosto de Marte"; trata-se de um engano perceptivo durante a observação.

Em outras palavras, o fenômeno causa uma ilusão visual que pode influenciar o observador; por exemplo, existe um caso bastante famoso em que uma pessoa observou o rosto de Jesus Cristo em uma torrada.

Gostou do conteúdo? Fique por dentro dos mais recentes da astronomia aqui no TecMundo e aproveite conferir o mosaico interativo mostra planeta Marte em detalhes.