‘Placas’ massivas de água foram descobertas em Marte, diz estudo

2 min de leitura
Imagem de: ‘Placas’ massivas de água foram descobertas em Marte, diz estudo
Imagem: Getty Images

Em um estudo recente publicado na revista científica Geophysical Research Letters, uma equipe de cientistas afirma que detectou 'placas' de água em uma região no equador de Marte. Os dados foram coletados por uma sonda da Agência Espacial Europeia (ESA) e sugerem que a água seria suficiente para cobrir toda a superfície de Marte em um grande oceano raso.

Durante a missão Mars Express da ESA, os pesquisadores utilizaram a sonda para estudar a região conhecida como Formação Medusae Fossae (MFF). Ao analisar os dados, eles descobriram que existem 'placas' de água enterradas que formariam um oceano raso entre 1,5 e 2,7 metros na superfície do planeta, contudo, a água deve estar congelada.

As ‘placas’ de água foram encontradas a centenas de metros abaixo da superfície e os cientistas não sabem qual é sua origem.As ‘placas’ de água foram encontradas a centenas de metros abaixo da superfície e os cientistas não sabem qual é sua origem.Fonte:  ESA 

Segundo os cientistas, os depósitos de água se estendem por até 3,7 quilômetros abaixo do solo e estão cobertas por uma capa de poeira com centenas de metros de espessura. A região de MFF é conhecida por hospedar diversos depósitos em uma área de aproximadamente 5 mil quilômetros, mas os cientistas ainda não sabem qual é a verdadeira origem desses depósitos.

"Exploramos novamente a Formação Medusae Fossae usando dados mais recentes do radar MARSIS da Mars Express e descobrimos que os depósitos são ainda mais espessos do que pensávamos: até 3,7 quilômetros (2,3 milhas) de espessura. É emocionante que os sinais de radar correspondam ao que esperaríamos ver nas camadas de gelo e são semelhantes aos sinais que vemos nas calotas polares de Marte, que sabemos serem muito ricas em gelo", disse o geólogo do Smithsonian Institution, Thomas Watters.

Água congelada em Marte

Conforme os cientistas explicam, trata-se da maior quantidade de água já encontrada em Marte, mas não é nenhuma surpresa que o planeta vermelho ofereça água. A ciência já vem encontrando evidências de água em Marte faz muito tempo, contudo, os astrônomos afirmam que ainda não foi encontrado nenhum tipo de água líquida.

A imagem apresenta uma região da Formação Medusae Fossae.A imagem apresenta uma região da Formação Medusae Fossae.Fonte: Caltech / JPL Global CTX Mosaic of Mars / Smithsonian Institution

Um dos objetivos da procura da água em Marte é saber onde extraí-la para utilização nas futuras missões tripuladas ao planeta. No entanto, a água da Formação Medusae Fossae não poderá ser extraída facilmente, pois está enterrada a algumas centenas de metros abaixo da superfície marciana, coberta por camadas de poeira.

“Esta última análise desafia a nossa compreensão da Formação Medusae Fossae e levanta tantas questões como respostas. Há quanto tempo se formaram esses depósitos de gelo e como era Marte naquela época? Se for confirmado que se trata de gelo de água, esses enormes depósitos mudariam nossa compreensão da história climática de Marte. Qualquer reservatório de água antiga seria um alvo fascinante para a humanidade ou para a exploração robótica”, disse o cientista planetário da ESA, Colin Wilson.

Fique sempre com os mais recentes estudos sobre o Planeta Vermelho, aqui no TecMundo. Se desejar, aproveite para conhecer o 'mapa mundi' de Marte criado por cientistas para ajudar nas próximas missões.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.