Ouça a “música estranha” que astronautas escutaram durante missão na Lua

2 min de leitura
Imagem de: Ouça a “música estranha” que astronautas escutaram durante missão na Lua
Imagem: GettyImages

No dia 20 de julho de 1969, a Apollo 11 pousou na Lua e registrou um dos momentos mais importantes da humanidade. Na ocasião, não aconteceu nenhum contato com alienígenas. Contudo, três astronautas da Apollo 10 disseram ter escutado uma "música estranha" enquanto ensaiavam o pouso no satélite natural – cerca de dois meses antes do pouso histórico e dos primeiros passos de Neil Armstrong na Lua.

A missão foi realizada por mais de dez horas. Nela, os astronautas orbitaram a Lua e testaram a separação e reconexão do módulo de pouso lunar. Enquanto estavam no ensaio, três astronautas afirmaram que escutaram um som parecido com um assobio, algo que soava como uma "música do espaço sideral".

Felizmente, não se trata de nenhum tipo de histeria coletiva. O som foi registrado pelas câmeras a bordo da Apollo 10, mas não foram divulgados ao público por quase 5 décadas. Há alguns anos, o som foi disponibilizado na internet para os curiosos em todo o mundo – e realmente soa como uma música do espaço.

“Há um barulho estranho no meu fone de ouvido agora, um estranho som 'woo-woo'. Se eu não tivesse sido avisado sobre isso, teria me assustado muito", escreveu o astronauta Michael Collins em sua autobiografia.

A NASA só divulgou o áudio ao público em 2016, mas a transcrição da discussão dos astronautas foi liberada em 2008.A NASA só divulgou o áudio ao público em 2016, mas a transcrição da discussão dos astronautas foi liberada em 2008.Fonte:  GettyImages 

O que é a “música estranha” que os astronautas escutaram?

De acordo com transcrições de áudio dos astronautas Thomas Stafford, John Young e Eugene Cernan, eles debateram sobre a "música estranha" por alguns minutos. Veja:

  • Young questionou: "Você também ouviu aquele som de assobio?";
  • Cernan respondeu: "Sim, soa como, você sabe, uma música do estilo espaço sideral”;
  • Young completa: "Eu me pergunto que é isso".

Vídeo completo com o áudio dos astronautas

O vídeo abaixo foi divulgado pela Administração Nacional da Aeronáutica e Espaço dos Estados Unidos (NASA) em 2016, com uma explicação técnica sobre o aparecimento do som durante a missão. Segundo a agência espacial, o som foi causado por uma interferência entre as rádios VHF do módulo lunar e do módulo de comando.

Durante o pouso oficial na Lua, Michael Collins disse que também escutou um som estranho enquanto os astronautas Buzz Aldrin e Neil Armstrong estavam caminhando na Lua. Contudo, ele afirma que os participantes da missão foram previamente avisados do som e que aceitaram a explicação sobre a interferência de rádio.

“Os técnicos de rádio (e não os fãs de OVNIs) tinham uma explicação pronta para isso. Foi uma interferência entre os rádios VHF do LM [módulo lunar] e do Módulo de Comando", disse Collins, ao explicar o motivo do som em seu livro.

E você, o que achou desse 'som estranho' no espaço? Para continuar informado sobre o que acontece no universo de ciência e tecnologia, continue aqui no TecMundo!

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.