Rio atmosférico: a corrente de umidade que causa desastres naturais

2 min de leitura
Imagem de: Rio atmosférico: a corrente de umidade que causa desastres naturais
Imagem: NOAA/GOES

Uma postagem feita recentemente pela Scripps Institution of Oceanography ) na plataforma X mostrou que milhões de pessoas estavam sob alerta de inundação e avisos de tempestade, "quando uma série de rios atmosféricos trouxeram fortes chuvas e a ameaça de inundações, deslizamentos de terra e avalanches no noroeste do Pacífico e na Califórnia".

Em um artigo publicado no The Conversation, o hidrologista Qian Cao, que, assim como a instituição de pesquisa, também atua na Universidade da Califórnia, em San Diego nos EUA, explica o conceito de "rios atmosféricos" e como essas tempestades por vezes avassaladoras são também essenciais para o abastecimento de água nas regiões atingidas.

Elementos fundamentais no transporte de água na atmosfera, os rios atmosféricos desempenham um papel crítico na distribuição de água ao redor do planeta. Mas, em determinadas situações, a concentração de umidade de um desses "rios" pode resultar em chuvas intensas, com precipitações capazes de causar inundações e impactar algumas regiões.

O que é um rio atmosférico?

O chamado rio atmosférico nada mais é do que uma faixa estreita ou um filamento de vapor d'água, concentrado que se move através da atmosfera. Fluindo pelo céu da mesma forma que um rio terrestre, essas correntes de ar podem chegar a 1,6 mil quilômetros de comprimento, com um caudal que pode chegar a duas vezes o fluxo regular do rio Amazonas.

Transportando regularmente a água vaporizada das regiões oceânicas para áreas terrestres, esses rios estão presentes no mundo inteiro e, quando correm contra as montanhas ou entram na dinâmica atmosférica, são compelidos a subir. Quando isso ocorre, a umidade que transportam esfria e condensa, resultando em chuvas torrenciais ou fortes nevascas.

Segundo Cao, embora ocorram em todo o planeta, os rios atmosféricos estão mais concentrados nas latitudes médias, áreas entre os trópicos e as regiões polares. Isso faz com que esses países, como EUA, Canadá, partes da Europa, China e Japão, experimentem variações sazonais mais delineadas do que os próximos ao equador, como o Brasil.

Por que rios atmosféricos são perigosos e também necessários?

Na dinâmica hidrológica, as "famílias" conhecidas como rios atmosféricos consecutivos são as mais perigosas, pois podem causar inundações severas. Além disso, à medida que as precipitações persistem em solos que não conseguem absorver mais água, ocorrem cheias nos rios e impactos na infraestrutura urbana. Daí a necessidade de uma constante monitoração e previsão de rios atmosféricos para alertar as populações e reduzir riscos.

No entanto, por ser um hidrólogo pesquisador, Cao prefere focar na importância dos rios atmosféricos no abastecimento de água no Ocidente. Para ele, essas correntes atmosféricas foram responsáveis pelo fim de mais de um terço das grandes secas da região, pois "fornecem uma média de 30% a 50% da precipitação anual da Costa Oeste".  Eles são também responsáveis por 30% a 40% de toda a neve acumulada, diz o hidrólogo.

Mantenha-se atualizado sobre tecnologia (ou outro caderno) aqui no TecMundo. Se desejar, aproveite para ler (matéria).

Mantenha-se atualizado sobre com as últimas novidades do mundo científico aqui no TecMundo e aproveite para descobrir como se proteger de raios durante tempestades.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.