Correntes de ar fazem a atmosfera da Terra parecer obra de Van Gogh

1 min de leitura
Imagem de: Correntes de ar fazem a atmosfera da Terra parecer obra de Van Gogh
Imagem: Michael Mann/earth.nullschool

O estado atual das correntes de ar da Terra está causando preocupação entre os cientistas do clima, com alguns comparando o padrão caótico a pintura "A Noite Estrelada", de Van Gogh.

Normalmente, as correntes de jato de ar exibem um fluxo contínuo com uma direção-geral de oeste para leste, mas a fragmentação atual não tem precedentes. Essa configuração incomum é provavelmente resultado das mudanças climáticas, bem como da influência do El Niño.

Acredita-se que a mudança climática esteja diminuindo as correntes de ar e fazendo com que elas se quebrem, levando a padrões climáticos imprevisíveis e caóticos no solo. O enfraquecimento das correntes de jato no hemisfério norte tem sido associado ao aquecimento das temperaturas no Ártico.

Além disso, o El Niño contribuiu para a situação atual alterando a latitude das correntes de jato, expondo as regiões do sul dos Estados Unidos a uma cúpula de calor.

Uma imagem das correntes de ar da Terra. (Crédito: Michael Mann/earth.nullschool).Uma imagem das correntes de ar da Terra. Fonte:  earth.nullschool.net 

O impacto dessas correntes de jato interrompidas é evidente nos eventos climáticos extremos que ocorrem em várias partes do mundo. Na América do Norte, uma onda de calor resultou em temperaturas recordes, falta de energia e morte em massa de pássaros no México. Especialistas descrevem a onda de calor como extrema e enfatizam que estamos enfrentando condições sem precedentes.

Os padrões anormais da corrente de ar não se limitam ao hemisfério norte. No sul da Austrália, o clima úmido incomum foi atribuído a uma corrente de jato de ar interrompida. Além disso, a temporada de furacões no Atlântico começou mais cedo do que o esperado, o que pode estar ligado às correntes de jato perturbadas.

Os efeitos dessas mudanças se estendem além da atmosfera. As temperaturas da superfície do mar aumentaram significativamente, levando a mortes em massa de peixes e envenenamentos de mamíferos marinhos.

A situação geral indica que o sistema climático da Terra está significativamente perturbado e a urgência da crise climática está se tornando cada vez mais evidente.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.