NASA alcança reciclagem de 98% da água da urina e suor de astronautas

2 min de leitura
Imagem de: NASA alcança reciclagem de 98% da água da urina e suor de astronautas
Imagem: Reprodução/ NASA

Nesta última semana, a Administração Nacional da Aeronáutica e Espaço dos Estados Unidos (NASA) anunciou que o sistema de recuperação de água da Estação Espacial Internacional (ISS) conseguiu alcançar uma marca histórica. De acordo com a agência espacial norte-americana, cerca de 98% de todos os líquidos produzidos pelo corpo dos astronautas, como urina e suor, e pela estação foram filtrados e recuperados.

A conquista de reciclar um grande volume da água, no ambiente de microgravidade da ISS é muito importante para as futuras missões espaciais, tento em vista que a NASA planeja voltar para a superfície da Lua em 2025 e, possivelmente, realizará uma missão tripulada para Marte em meados de 2030.

A Estação Espacial Internacional utilizou o Sistema de Controle Ambiental e Suporte à Vida (ECLSS) para alcançar a porcentagem; inclusive, 98% é o número considerado ideal para dar suporte à vida das tripulações em missões de longa viagem. Segundo a NASA, o ECLSS coleta águas residuais na ISS e as envia para o Conjunto Processador de Água (WPA), responsável por reciclar a água e transformá-la em portável.

Alcançar a meta de 98% de reciclagem de água é importante, principalmente, para as missões de longa duração no espaço.Alcançar a meta de 98% de reciclagem de água é importante, principalmente, para as missões de longa duração no espaço.Fonte:  Reprodução/NASA 

"Este é um passo muito importante na evolução dos sistemas de suporte à vida. Digamos que você colete 100 libras de água na estação. Você perde duas libras disso, e os outros 98% continuam girando e girando. Manter essa corrida é uma conquista incrível”, disse um dos membros do Johnson Space Center, Christopher Brown, em comunicado da NASA.

Urina e suor de astronautas

Um dos equipamentos do ECLSS é responsável por coletar a umidade nos ambientes, incluindo o suor da tripulação e a umidade causada pela respiração. Já o Conjunto Processador de Urina (UPA) processa a urina dos astronautas utilizando uma tecnologia de ventilação a vácuo. 

Após processar a urina, o líquido é reciclado por meio do Conjunto de Processamento de Salmoura (BPA), que extrai águas residuais e garante a qualidade. Em um teste recente na estação espacial, a NASA descobriu que o BPA ajudou a alcançar a meta de 98% de recuperação de água.

Em um comunicado, a NASA afirma que a recuperação de água alcançava apenas entre 93% e 94%, contudo, o BPA auxiliou na conquista da nova estimativa. A agência reconhece que beber urina reciclada pode ser um problema para algumas pessoas, contudo, eles destacam que o sistema é muito superior a todos os outros que reciclam água na superfície da Terra.

“O processamento é fundamentalmente semelhante a alguns sistemas terrestres de distribuição de água, feitos apenas em microgravidade. A tripulação não está bebendo urina; eles estão bebendo água que foi recuperada, filtrada e limpa de forma que seja mais limpa do que a que bebemos aqui na Terra. Temos muitos processos em vigor e muitos testes de solo para fornecer confiança de que estamos produzindo água potável e limpa”, disse a gerente de subsistemas de água do ECLSS, Jill Williamson.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.