China confirma que realizará missão tripulada na Lua até 2030

2 min de leitura
Imagem de: China confirma que realizará missão tripulada na Lua até 2030
Imagem: GettyImages

De acordo com informações da Agência Espacial Tripulada Chinesa, a China realizará uma missão tripulada na Lua antes de 2030 – poucos anos após a missão norte-americana de retorno ao satélite natural, prevista para acontecer em meados de 2025. A agência espacial chinesa planeja levar os astronautas para estudar a superfície lunar em uma exploração com o auxílio de robôs.

Segundo informações divulgadas no site ABC News, o vice-diretor da Agência Espacial Tripulada Chinesa, Lin Xiqiang, disse que a China já está se preparando para realizar uma viagem lunar de estadia curta. O objetivo é enviar astronautas para a superfície lunar e realizar estudos científicos em uma "exploração conjunta humano-robótica".

Assim como os Estados Unidos, a China planeja construir bases na Lua para criar missões de longa estadia, inclusive, para permitir a presença humana permanente na superfície lunar. A intenção da agência chinesa é começar a construir as bases na Lua pouco após enviar os primeiros astronautas chineses ao satélite natural; a presença na Lua também auxiliaria em missões tripuladas que planejam explorar Marte.

A China enviou humanos ao espaço pela primeira vez apenas em 2003.A China enviou humanos ao espaço pela primeira vez apenas em 2003.Fonte:  GettyImages 

China na Lua em 2030 já é realidade?

Até então, o governo chinês havia sugerido que enviaria uma missão à Lua em 2030, contudo, o vice-diretor da agência espacial confirmou a previsão. Lin também disse que duas missões tripuladas por ano devem ser suficientes para atingir os objetivos da China, além de afirmar que a Estação Espacial Tiangong receberá um quarto módulo — na previsão inicial, a estação chinesa seria construída com apenas três módulos.

“Temos uma estação espacial humana próxima da Terra completa e um sistema de transporte humano de ida e volta. [O quarto módulo será adicionado] em um momento apropriado para promover o apoio a experimentos científicos e fornecer à tripulação melhores condições de trabalho e de vida", disse Lin.

Por outro lado, a Administração Nacional da Aeronáutica e Espaço dos Estados Unidos (NASA) planeja realizar o lançamento da missão à Lua, Artemis III, em meados de 2025.Por outro lado, a Administração Nacional da Aeronáutica e Espaço dos Estados Unidos (NASA) planeja realizar o lançamento da missão à Lua, Artemis III, em meados de 2025.Fonte:  GettyImages 

A coletiva também divulgou um novo lançamento tripulado na nave Shenzhou 16, previsto para acontecer na próxima terça-feira (30), em uma missão com direção a Estação Espacial Tiangong.

Lin comunicou que três tripulantes serão enviados nesta missão, incluindo o primeiro civil a viajar para a estação chinesa. A equipe de astronautas será composta pelo professor do principal instituto de pesquisa aeroespacial de Pequim, Gui Haichao; pelo comandante da missão, Jing Haipeng; e pelo engenheiro espacial Zhu Yangzhu.

“Acreditamos firmemente que a primavera da ciência espacial da China chegou e temos determinação, confiança e capacidade para concluir a missão com determinação”, disse o comandante Jing.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.