NASA quer criar carro que transportará astronautas na superfície da Lua

2 min de leitura
Imagem de: NASA quer criar carro que transportará astronautas na superfície da Lua
Imagem: GettyImages

A Administração Nacional da Aeronáutica e Espaço dos Estados Unidos (NASA) planeja realizar uma nova missão tripulada na superfície da Lua em prevista para acontecer em meados de 2024. Agora, a agência começou a buscar por empresas que construam um veículo para transportar astronautas e realizar experimentos de forma semi-autônoma, mas semelhante aos rovers Perseverance e Curiosity enviados a Marte.

Além de transportar os cientistas, o veículo lunar terrestre (LTV) será desenvolvido para coletar amostras da superfície lunar e realizará análises controladas por operadores remotos. A solicitação de proposta (RFP) foi publicada no dia 26 de maio, mas está disponível para as empresas interessadas até o dia 10 de julho de 2023.

As companhias que se inscreverem devem enviar propostas baseadas em diversas especificidades requisitadas pela NASA, visando fabricar produtos finais de alta qualidade. Inclusive, parte do contrato diz que as empresas selecionadas serão responsáveis pelo desenvolvimento completo do LTV.

“Queremos alavancar o conhecimento e a inovação da indústria, combinados com a história da NASA de rovers operando com sucesso, para fazer o melhor rover de superfície possível para nossas tripulações de astronautas e pesquisadores científicos”, disse a gerente do programa Extravehicular Activity and Human Surface Mobility da NASA, Lara Kearney.

A NASA divulgará os selecionados para fechar o contrato de desenvolvimento do carro lunar em novembro de 2023.A NASA divulgará os selecionados para fechar o contrato de desenvolvimento do carro lunar em novembro de 2023.Fonte:  Reprodução/NASA 

Todos os detalhes do contrato e requisitos da NASA estão disponíveis em um site oficial do governo dos Estados Unidos.

Carro na superfície da Lua

Para realizar os experimentos autônomos na superfície da Lua, o LTV será equipado com um braço robótico e outras ferramentas para manter os testes em execução mesmo durante os intervalos das tripulações. Os operadores poderão utilizar remotamente as ferramentas do veículo lunar mesmo na ausência de astronautas na superfície da Lua.

A Artemis II enviará astronautas para a órbita da Lua em 2024, mas é durante a missão Artemis III, no final de 2025, que os astronautas realizaram o primeiro pouso lunar após cinco décadas. Apesar disso, não é esperado que o novo LTV seja usado até a Artemis V, prevista para acontecer em meados de 2029.

De qualquer forma, a NASA quer um veículo lunar de alta qualidade que possibilite encontrar recursos na superfície do satélite natural, por isso, deve demorar algum tempo para o LTV ser apresentado oficialmente. Não é à toa que a NASA planeja usar os recursos lunares para aumentar os suprimentos das missões, como o uso da água congelada no polo sul lunar.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.