O que o ChatGPT diz sobre ele mesmo?

4 min de leitura
Imagem de: O que o ChatGPT diz sobre ele mesmo?
Imagem: Getty Images

Atualmente, as inteligências artificiais (IA's) são amplamente utilizadas em vários aspectos de nossas vidas. Por exemplo, quando utilizamos redes sociais, em nosso feed, encontramos publicações sobre os temas que mais interagimos.

Tais publicações são continuamente selecionadas por inteligências artificiais para nos manter online o maior tempo possível. Ou mesmo quando vamos digitar mensagens no celular e a inteligência artificial do nosso teclado “prevê” o que vamos digitar baseada em nosso histórico de escrita e até mesmo o contexto das palavras.

Um dos sistemas de inteligência artificial que está em maior evidência atualmente é o ChatGPT, da empresa OpenAI. Essa IA extremamente avançada é capaz de entender e gerar textos de maneira muito parecida com o modo humano de escrever. Através de um mecanismo que coletou dados em textos de diversos idiomas, o ChatGPT “aprendeu” como a escrita humana é feita e estruturada.

Em março de 2023, o instituto Future of Life (Futuro da Vida, em tradução literal) publicou uma carta aberta pedindo uma pausa de seis meses em todas as pesquisas envolvendo IA’s para que possamos entender melhor seus usos e, principalmente, seus riscos. Entre os signatários mais notórios da carta estavam Elon Musk, CEO da Tesla e do Twitter e Steve Wozniak, cofundador da Apple.

Essa carta gerou muita preocupação e teorias conspiratórias a respeito dessa tecnologia. E não é nenhum absurdo pensarmos que, além de uma possível preocupação com os riscos envolvidos nesse tipo de estudo, existem diversos interesses econômicos (de empresas concorrentes, por exemplo) que podem ter motivado o instituto a publicar a tal carta.

Mas, afinal, o que são e como funcionam as IA’s? Existem mesmo riscos em seu uso, como o desemprego em massa ou, como vemos nos filmes distópicos, de dominação da espécie humana? Para responder essas perguntas, recorri ao próprio ChatGPT.

Como funciona e o que é uma inteligência artificial?

ChatGPT: A inteligência artificial é uma tecnologia que permite que as máquinas possam realizar tarefas que antes só eram possíveis de serem executadas por seres humanos. Isso é feito por meio de algoritmos e modelos matemáticos que permitem que a máquina possa aprender e tomar decisões baseadas em dados.

Com os avanços da IA, as preocupações em relação a segurança de ferramentas como o ChatGPT também aumentam.Com os avanços da IA, as preocupações em relação a segurança de ferramentas como o ChatGPT também aumentam.Fonte:  Getty Images 

A inteligência artificial é um campo de estudo amplo que inclui diversas áreas como visão computacional, processamento de linguagem natural, aprendizado de máquina, robótica e muitas outras.

Uma das principais formas de inteligência artificial é o aprendizado de máquina (machine learning). Nesse processo, a máquina é alimentada com uma grande quantidade de dados, e a partir desses dados ela pode aprender a reconhecer padrões e tomar decisões baseadas nesses padrões.

Existem riscos para o uso de IA?

ChatGPT: Sim, o uso da inteligência artificial pode trazer alguns riscos e desafios. Um dos principais riscos é a possibilidade de viés nos dados utilizados para treinar os modelos de aprendizado de máquina. Se os dados utilizados para treinar a IA forem tendenciosos, a máquina pode acabar perpetuando esses preconceitos, o que pode ser prejudicial para determinados grupos da sociedade.

Outro risco associado à inteligência artificial é a possibilidade de que as máquinas tomem decisões prejudiciais ou até mesmo perigosas, especialmente em áreas como a saúde e a segurança pública. A máquina pode ser programada com regras e valores que não levem em consideração todas as nuances e complexidades da vida humana, o que pode levar a erros ou comportamentos inesperados.

Além disso, o desenvolvimento acelerado da IA pode levar a um desemprego significativo em algumas áreas da economia, à medida que as máquinas se tornam mais capazes de realizar tarefas que antes eram realizadas por seres humanos. Isso pode trazer impactos sociais e econômicos significativos que precisam ser considerados e gerenciados cuidadosamente.

Por esses motivos, é importante que o uso da inteligência artificial seja acompanhado de perto e que sejam desenvolvidos mecanismos para garantir que a IA seja usada de maneira segura e responsável.

Para aumentar a segurança no uso das inteligências artificiais, o Brasil e outros países já estudam uma forma de regulamentar a tecnologia.Para aumentar a segurança no uso das inteligências artificiais, o Brasil e outros países já estudam uma forma de regulamentar a tecnologia.Fonte:  Getty Images 

Sobre os riscos, podemos pensar que quando a automatização da indústria ocorreu, houve uma grande preocupação com o desemprego em massa O que acabou ocorrendo foi uma adaptação do tipo de trabalho humano necessário. Similarmente, a mesma preocupação ocorre com as IA’s e pode ser que tenhamos que passar por uma nova adaptação. Entretanto, devemos ter clareza de que as IA’s são ferramentas que, como qualquer outra já inventada, são capazes de facilitar aspectos de nossas vidas.

Ao mesmo tempo, essa é uma ferramenta como jamais vista antes pois não se dedica para apenas uma tarefa específica. Elas executam diversos tipos de tarefas e são capazes de se aperfeiçoarem automaticamente. Por isso, parafraseando o próprio ChatGPT, devemos, enquanto sociedade, acompanhar de perto o desenvolvimento desse tipo de tecnologia para que possamos usufruir de todo seu potencial.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.