ChatGPT: a Inteligência Artificial a serviço de todos

2 min de leitura
Imagem de: ChatGPT: a Inteligência Artificial a serviço de todos

Apesar de parecer algo futurista, o termo Inteligência Artificial (IA) foi criado em 1950, quando previa-se que uma máquina poderia simular o aprendizado e as características da inteligência humana. Na época, havia diversos desafios de como essas máquinas poderiam criar uma linguagem própria, formando conceitos e resolvendo problemas até então reservados apenas às pessoas.

A criação de novas tecnologias é sempre bem vinda e determinante para que outras possam ser desenvolvidas. O importante para o mercado de tecnologia é entender como extrair a melhor parte de uma nova solução em prol de melhorias constantes destes recursos. Por um lado, o cibercrime também explora essas ferramentas. Entretanto, os fabricantes de soluções de segurança também precisam estar constantemente atentos para gerar inovações frequentes, que são alguns dos grandes pilares para a cibersegurança em geral.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

chatgpt(Fonte: Pexels/Reprodução)

Atualmente, um desses sistemas mais famosos é o ChatGPT, criado no final de novembro de 2022 e que ganhou rápido destaque devido ao detalhamento das respostas, além de tratar de diferentes assuntos em múltiplos domínios de conhecimento.

Especificamente no caso de corporações que permitem o acesso ao ChatGPT dentro da empresa ou em suas soluções, é importante que se crie uma política de segurança e que as devidas orientações sejam dadas para os funcionários, para que eles não façam uso de informações privadas da companhia em ferramentas públicas. A melhor defesa neste momento é a conscientização dos colaboradores.

Para o devido controle destas informações, as companhias que permitirem seu uso deverão fazer o uso de Application Programming Interface (API), realizando o desenvolvimento interno de uma solução mais privada, com a adoção de filtros eficientes que não permitam a indexação dos elementos sensíveis. Esta será uma tendência futura a ser adotada por muitas corporações.

O uso de IA também é uma realidade há algum tempo dentro das soluções inovadoras em prol da segurança da informação. A Sophos, por exemplo, ?criou em 2017 uma IA para produzir tecnologias inovadoras em ciência de dados e aprendizado de máquina para segurança da informação, criando uma rede neural de Deep Machine Learning que é incorporada às soluções de endpoint - como proteção de máquinas, servidores e dispositivos móveis -, bem como em firewalls e toda linha de produtos.?O ChatGPT também é implementado, realizando análises de comportamento de malwares e detecção de spams, por exemplo.

?O Chat GPT-4, próxima evolução deste sistema, é centenas de vezes mais poderoso que o GPT-3, e pode criar oportunidades para o desenvolvimento de soluções mais sofisticadas que serão essenciais para a proteção contra novas ameaças que também irão surgir - explorando a inteligência artificial.

Pensando nisso, a Sophos está em fase de desenvolvimento desta nova versão, tanto para as nossas soluções, como para os serviços de cibersegurança que já oferecemos aos nossos clientes. Como exemplo, nosso sistema de Managed Detection and Response (MDR) poderá adotar uma nova visão da caça de ameaças assistidas por IA. Assim, muitas novidades surgirão em um futuro próximo e serão incorporadas em novas soluções, e de modo acessível, com o intuito de gerar uma nova era de dados e informações, com a IA a serviço de todos.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.