ChatGPT é seguro? Veja os riscos da ferramenta

3 min de leitura
Imagem de: ChatGPT é seguro? Veja os riscos da ferramenta
Imagem: Freepik

Nos últimos meses, uma tecnologia de inteligência artificial vem chamando a atenção de diversas pessoas no mundo. Capaz de responder inúmeras dúvidas com respostas interessantes baseadas em uma programação que cobre dados e informações até o ano de 2021, o ChatGPT consiste em um chatbot criado pela OpenAI que vem surpreendendo os usuários.

Seja para perguntar quais são os melhores filmes de todos os tempos, questionar qual a melhor receita de bolo de chocolate ou apenas discutir um assunto qualquer. O fato é que a ferramenta também vem causando muita estranheza em boa parte dos internautas, visto que trata-se de uma grande novidade — vale lembrar que até mesmo a Google ficou incomodada com seu sucesso.

Pensando nisso, será que o ChatGPT pode oferecer riscos à sociedade? Confira mais detalhes logo abaixo!

ChatGPT é um chatbot programado com inteligência artificial desenvolvido pela Open AI. (Getty Images/Reprodução)ChatGPT é um chatbot programado com inteligência artificial desenvolvido pela OpenAI. (Getty Images/Reprodução)Fonte:  Getty Images 

Quais são os riscos do ChatGPT?

Considerando que esse chatbot consegue conversar diretamente com os usuários sobre diversos assuntos, uma polêmica em torno da confiabilidade da ferramenta começou a surgir na internet. É possível que as informações levantadas pela inteligência artificial estejam totalmente corretas? Além do mais, é possível que as informações trazidas pelo ChatGPT possam ser utilizadas como fonte? 

Desse modo, uma das maiores preocupações em torno dessa tecnologia é a possibilidade de criação e disseminação de notícias falsas (conhecidas popularmente nos últimos anos como Fake News).

Segundo a própria OpenAI, desenvolvedora da ferramenta, é possível que existam inconsistências nas informações disponibilizadas por essa tecnologia, visto que ela foi programada com conteúdos dos mais variados tipos presentes na internet.

Portanto, cabe também aos usuários entenderem sua potência e mecanismos básicos de desenvolvimento para assim evitar o fenômeno de desinformação. Outro tópico que merece atenção em torno desse assunto é o preconceito, sobretudo por conta da reprodução de questões estruturais em nossa sociedade, como homofobia e racismo.

Confiabilidade do ChatGPT passa a ser discutida na internet. (Freepik/Reprodução)A confiabilidade do ChatGPT passa a ser discutida na internet. (Freepik/Reprodução)Fonte:  Freepik 

Junto desses detalhes, há ainda a observação da produção de conteúdo, levando em consideração que o chatbot escreve como um ser humano comum, muitas vezes sem erros ou vícios linguísticos. Muitos jornalistas e professores ficaram impressionados com a potência do ChatGPT e alertaram suas problemáticas, o que inclui a identificação de plágio.

Se um determinado estudante quiser obter uma redação, por exemplo, que tenha um tema específico, estrutura predeterminada e outros elementos de formatação utilizando a ferramenta, ele conseguirá o material desejado quase sem grandes dificuldades.

Não à toa, influenciadores digitais e youtubers famosos já fizeram alguns testes ligados a esse tema recentemente, mostrando que o ChatGPT consegue até mesmo responder às questões do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM).

Entre outros riscos que envolvem essa inteligência artificial, é possível destacar talvez a principal delas: o chatbot é bastante convincente — até mesmo quando ele não apresenta informações 100% corretas ou questionáveis.

Assim, ficaria até mesmo difícil desconfiar de seus resultados, principalmente porque eles são bem estruturados e podem enganar os usuários em uma análise menos detalhista.

ChatGPT e a segurança da informação

Com tanta empolgação diante dessa novidade, até mesmo esses riscos inerentes foram deixados de lado por alguns momentos. Ainda assim, é importante ficar atento a essas questões, se conscientizar e também conscientizar aqueles que estão ao seu redor.

Um ponto sensível que também merece nosso cuidado nos últimos tempos é o da cibersegurança, justamente porque nos mantemos conectados quase que em todos os momentos de nossas vidas. E dentro desse contexto, falar sobre a segurança da informação é bastante importante, pois passamos a desconfiar de algo que poderia ser corriqueiro e nos munir diante de novos perigos.

Cada vez mais, é importante refletir sobre boas práticas em torno da segurança digital. (Freepik/Reprodução)Cada vez mais é importante refletir sobre boas práticas em torno da segurança digital. (Freepik/Reprodução)Fonte:  Freepik 

Ainda pensando nos riscos que o ChatGPT oferece à sociedade, é válido citar que a ferramenta também possibilita a criação de códigos de programação mais simples, que podem ser usados por pessoas mal intencionadas na internet, também conhecidas como hackers, para roubar dados importantes de usuários comuns.

Apesar da OpenAI demonstrar observar de perto todas essas questões levantadas ao longo deste texto, é nítido que há muito a ser resolvido pela companhia.

De acordo com a equipe do portal Bleeping Computer, que tem como uma de suas missões auxiliar as pessoas sobre cibersegurança, o ChatGPT já possui alguns protocolos ligados à criação de malwares, de modo a entregar os responsáveis por violação das políticas de uso.

Resta saber como essa ferramenta em específico vai se comportar no futuro ao lidar com todos esses assuntos, sobretudo por conta da criação e disponibilização de seus possíveis concorrentes. Vamos aguardar!

Gostou do conteúdo? Então continue ligado aqui no TecMundo para saber mais curiosidades interessantes a respeito do ChatGPT!

Fontes

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.