3 formas de identificar clones do ChatGPT e proteger seu dispositivo

2 min de leitura
Imagem de: 3 formas de identificar clones do ChatGPT e proteger seu dispositivo
Imagem: Getty Images/Reprodução

Embora o ChatGPT seja um dos serviços mais comentados do momento, as técnicas de inteligência artificial usadas pela OpenAI para fornecer suas habilidades não são exclusivas nem secretas. Sendo assim, clones do ChatGPT já começaram a surgir e podem oferecer risco aos seus dispositivos.

Depois que a OpenAI liberou a API do ChatGPT, muitos devs têm craido versões e aplicações usando o serviço como base. Como já aconteceu com vários softwares que ganharam popularidade rápido, nesse caso também vemos um grande volume de apps-clones sendo disponibilizados.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Um pesquisador de segurança digital chamado Alex Kleber revelou casos de múltiplos clones de aplicativos criados pelo mesmo desenvolvedor.  Isso leva consumidores a baixar apps falsos, imaginando que estão em frente e concorrentes ou opções ao famoso serviço da OpenAI.

Vale lembrar que é comum que esses apps clones sejam usados como porta de entrada para malwares. Por isso é importante ficar atento aos fatores que podem colocar os seus aparelhos em risco.

Quer saber quais são? Então vamos lá descobrir 3 formas de identificar os clones do ChatGPT:

1) Janelas de bloqueio sem botão de fechar

Os anúncios e pop-ups podem ser uma forma de te levar a um app pago. (Fonte: Freepik/Reprodução)Os anúncios e pop-ups podem ser uma forma de te levar a um app pago. (Fonte: Freepik/Reprodução)Fonte:  Freepik 

Alguns aplicativos têm uma versão gratuita e uma versão paga. No entanto, existem apps que deliberadamente ocultam o uso da versão gratuita, não fornecendo um botão óbvio para fechar a janela de bloqueio que aparece ao baixar os aplicativos.

2) Métodos duvidosos para obter avaliações

Além disso, aplicativos que solicitam que o usuário avalie o aplicativo imediatamente após instalá-lo, mesmo antes de usá-lo têm mais chances de serem clones e potencialmente infectar o seu dispositivo.

Isso é considerado uma má prática de acordo com as diretrizes da App Store. Preste atenção também em aplicativos que solicitam que o usuário avalie o aplicativo sempre que fizer uma pergunta no chat.

3) Aplicativos diferentes criados pelo mesmo desenvolvedor

Tenha cuidado ao baixar o aplicativo e pesquise o desenvolvedor antes. (Fonte: Pronatec/Reprodução)Tenha cuidado ao baixar o aplicativo e pesquise o desenvolvedor antes. (Fonte: Pronatec/Reprodução)Fonte:  Pronatec 

Há também aplicativos clones do ChatGPT que parecem ser diferentes, mas que foram criados pelo mesmo desenvolvedor — às vezes usando várias contas diferentes para dificultar a identificação. Embora não seja contra os termos de serviço da Apple ter mais de uma conta de desenvolvedor, existem motivos para que isso não seja feito: por que um desenvolvedor lançaria aplicativos tão semelhantes, certo?

Para entender melhor: esse desenvolvedor pode encher a App Store com várias versões do mesmo aplicativo para dominar os resultados de pesquisa de aplicativos de chat de IA, sufocando qualquer concorrência potencial. Então, consumidores são deixados com escolhas falsas, sem saber que os aplicativos de chatbot de IA que estão tentando escolher são cópias exatas com o mesmo desenvolvedor por trás deles.

Por isso, fique ligado nos desenvolvedores! Vale lembrar ainda que o ChatGPT da OpenAI não conta com um aplicativo e pode ser usado apenas pelo navegador do seu computador ou smartphone.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.