Descubra o que é Lúpus e quais são os sintomas da doença

3 min de leitura
Imagem de: Descubra o que é Lúpus e quais são os sintomas da doença
Imagem: Shutterstock

Se você é fã de Lady Gaga ou de Selena Gomes, deve conhecer um pouco sobre a doença que cancelou o show de Gaga no Brasil, em 2017, e deu a Selena um novo rim: Lúpus.

A doença autoimune pode causar diversos danos nos tecidos conjuntivos, causando dor, febre, mal-estar, além de afetar órgãos internos e em manifestações mais severas da doença.

Saiba mais sobre causas, sintomas, tratamento e se há prevenção contra o Lúpus Eritematoso Sistêmico (LES).

É característico da doença o aparecimento de erupções na pele do rosto em formato de borboleta.É característico da doença o aparecimento de erupções na pele do rosto em formato de borboleta.Fonte:  Shutterstock 

O que são doenças autoimunes?

Antes de apresentar as características do Lúpus, daremos uma breve introdução sobre doenças autoimunes.

As doenças autoimunes ocorrem quando há um erro no sistema imunológico, onde ele começa a confundir as células saudáveis do organismo, com células causadoras de doenças. Assim, ele considera todas as células como potencialmente perigosas e inicia o processo de destruição.

O start para que essa falha ocorra pode ser gerada por diversos fatores, como infecções virais, uso de medicamentos, condições neonatais, flutuações hormonais e fatores genéticos.

As doenças podem ser focais, como o caso da Doença de Crohn e o Vitiligo, onde o sistema imune ataca células, como o Lúpus, afetando diversas estruturas no corpo.

O Vitiligo é uma doença autoimune caracterizada pela destruição do pigmento melanina, presente na pele.O Vitiligo é uma doença autoimune caracterizada pela destruição do pigmento melanina, presente na pele.Fonte:  Shutterstock 

O que é o Lúpus?

O Lúpus eritematoso sistêmico é uma doença autoimune, crônica, sem causa definida e não possui cura até o momento.

Externamente é caracterizada pelo aparecimento de erupções na pele, geralmente em locais expostos ao Sol, como, rosto, braços e mãos. Na face, forma uma mancha que lembra o formato de uma borboleta, atingindo principalmente as bochechas e o nariz.

Internamente, a doença pode causar uma inflamação sistêmica, afetando articulações, membranas de revestimento do coração e pulmões, além de causar danos aos rins, vasos sanguíneos e demais órgãos.

A doença não apresenta um curso constante. Ela pode se agravar em períodos de crises, e melhorar em fases de remissão. Importante salientar que a doença não é transmissível.

As erupções podem aparecer, mais comumente, em partes expostas ao Sol.As erupções podem aparecer, mais comumente, em partes expostas ao Sol.Fonte:  Shutterstock 

Quais são os sintomas do Lúpus?

Os sintomas são bastante variáveis de pessoa para pessoa, pois o Lúpus pode se apresentar de formas diferentes.  Mas os sintomas mais comuns incluem:

  • Febre;
  • Dores de cabeça;
  • Dor nas articulações;
  • Lesões na pele;
  • Inchaço nas mãos e pés;
  • Rigidez muscular.

Os exames são um fator diferencial para a identificação da doença.Os exames são um fator diferencial para a identificação da doença.Fonte:  Shutterstock 

Em exames podem ser encontrados:

  • Inflamação na pleura (membrana que reveste os pulmões);
  • Inflamação no pericárdio (membrana que reveste o coração);
  • Inflamações renais;
  • Problemas no sangue (anemia, leucopenia, linfopenia, etc).

Além desses sinais e sintomas, a doença também pode interferir nos olhos, fígado, baço e, mais raramente, no cérebro – causando crises convulsivas.

Qual o diagnóstico e o tratamento do Lúpus?

O Lúpus se manifesta mais comumente em mulheres, mas pode afetar homens e até mesmo crianças, incluindo neonatos.

Para o diagnóstico são necessários exames clínicos e complementares, como o de sangue, pois a manifestação dos sinais e sintomas são similares aos de outras doenças autoimunes – ou não –, como a psoríase, fibromialgia e inflamações por outros fatores.

O diagnóstico precoce é de extrema importância para o melhor controle da doença, evitando agravos que possam gerar complicações severas, como falência renal. O tratamento é realizado com controle medicamentoso, sendo necessárias intervenções mais invasivas, apenas em casos mais agudos.

Apesar de raro, bebês também podem ter Lúpus.Apesar de raro, bebês também podem ter Lúpus.Fonte:  Shutterstock 

Afinal de contas, existe prevenção contra o Lúpus?

Sim, existem algumas medidas que podem auxiliar para o não surgimento da doença, como, evitar estresse e a exposição excessiva ao Sol, ou outros tipos de radiação ultravioleta.

Algumas medicações também induzem ao surgimento do Lúpus, mas nesses casos, a doença tende à remissão completa após o termino do tratamento.

As lesões de pele do Lúpus tendem a piorar com a exposição ao Sol, deixando cicatrizes quando muito severas.As lesões de pele do Lúpus tendem a piorar com a exposição ao Sol, deixando cicatrizes quando muito severas.Fonte:  Shutterstock 

Dores: como é a dor do Lúpus?

Muitos paciente relatam dores intensas, geralmente musculares ou articulares. Como o Lúpus causa inflamações nessas regiões, de fato, as pessoas acometidas pela doença podem passar por experiências dolorosas em momentos de crise.

Por isso é essencial o diagnóstico precoce. O tratamento, iniciado já nos primeiros sintomas, promove qualidade de vida e atraso no desenvolvimento da doença.

Fevereiro é o mês de conscientização sobre Lúpus, Fribromialgia e outras doenças autoimunes.Fevereiro é o mês de conscientização sobre Lúpus, Fribromialgia e outras doenças autoimunes.Fonte:  Shutterstock 

Caso você identifique alguns dos sinais e dos sintomas, procure um médico reumatologista. Ele estará qualificado para avaliar seu caso e indicar o melhor tratamento.

Achou o conteúdo esclarecedor? Então, continue de olho aqui no TecMundo para ficar por dentro de ciência junto com tecnologia!

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.