O que é fibromialgia, quais são os sintomas e como tratar?

3 min de leitura
Imagem de: O que é fibromialgia, quais são os sintomas e como tratar?
Imagem: Pexels

*Este texto foi escrito com base em informações de agências e autoridades sanitárias, hospitais e especialistas em saúde. Se você ou alguém que você conhece apresenta algum dos sintomas descritos aqui, nossa sugestão é que um médico seja procurado o quanto antes.

Imagina o quão horrível deve ser dormir e acordar com múltiplas dores no corpo todos os dias, como se você tivesse frequentado uma academia pela primeira vez, por exemplo. Essa é a realidade de quem convive com a fibromialgia, uma doença crônica que acomete, sobretudo, as articulações, músculos e tendões.

Apesar de não ter as causas totalmente esclarecidas, pesquisadores dão conta de que a síndrome pode ser gerada por um descontrole na forma como o cérebro realiza o processo de emissão dos sinais de dor no corpo.

Além disso, o site da Sociedade Brasileira de Reumatologia aponta que, de cada 10 pacientes com fibromialgia, sete a nove são mulheres. Mas ainda não se sabe o porquê desse público ser o mais acometido pela doença.

Quais são as partes do corpo que a fibromialgia ataca?

As dores tendem a se manifestar em algumas regiões específicas, como nos músculos e na articulação do maxilar, além de dores na região torácica, entre outras partes do corpo.

A funcionária pública aposentada Sueli Adriano, que reside em Curitiba, relatou que faz tratamento contra a doença desde 2011. Ela também contou quais são as partes mais doloridas do seu corpo:

“Sempre senti dores nos ombros, braços e coluna. Eu tenho dor em quase todos os pontos [que a síndrome atinge]. São 18 pontos. Nove de cada lado. Mas os meus piores pontos são superiores: escápula, ombros, punhos. O tornozelo também incomoda. Eventualmente, os joelhos.”

Além disso, a ex-funcionária também revelou que as dores causadas pela fibromialgia interferem bastante em sua rotina: “na verdade, a síndrome atrapalha em muita coisa, porque te tira a disposição. Uma dor contínua, ardida. Atinge principalmente a região dos ombros, que fica dolorida ao toque”, ela detalha.

A fibromialgia atinge, sobretudo, o público femininoA fibromialgia atinge, sobretudo, o público feminino.Fonte:  Pexels/Reprodução 

O que leva uma pessoa a ter fibromialgia?

Assim como diversas doenças reumatológicas, não se sabe ao certo quais são as causas que levam à doença. Especializado em Medicina da Dor pela Universidade Camilo Castelo Branco (SP), o médico Affonso Chiamenti Bauer explicou que não existe uma razão em particular que aponte o surgimento do quadro.

“Na grande maioria dos pacientes, nenhuma causa específica é identificada. Existem alguns fatores identificados relacionados à fibromialgia: fatores genéticos; ambientais, hormonais, neurais; imunológicas, além de algumas infecções como o vírus Epstein-Barr, brucelose e a doença de Lyme.”

O que uma pessoa com fibromialgia não pode fazer?

Por se tratar de um quadro variável, a síndrome pode piorar durante crises de estresse, falta de sono, má alimentação e até mesmo a condição do clima. Então, é importante que tudo isso seja evitado, e o tratamento médico adequado pode ajudar, como enfatiza o Dr. Affonso Bauer:

“O médico pode optar por administração de fármacos, como os antidepressivos, analgésicos, neuromoduladores, além de terapias complementares, como a ingestão alimentar adequada, acompanhamento psicológico e de fisioterapia, técnicas de relaxamento, massagem terapêutica, acupuntura, cinesioterapia, liberação miofacial, hidroterapia, exercícios físicos, entre outras”, explicou.

Especialista em Medicina da Dor, o médico Affonso Bauer atende diariamente pacientes com a síndrome Especialista em Medicina da Dor, o médico Affonso Bauer atende diariamente pacientes com a síndrome. (Fonte: Arquivo pessoal/Reprodução)

Como descobrir se uma pessoa está com fibromialgia?

A doença surge a partir de alguns sintomas que variam conforme a intensidade da dor, com respostas aumentadas ao estímulo. De acordo com o Dr. Affonso Bauer, esse tipo de dor é crônica, associada ou não à rigidez nas articulações e, geralmente, cursa com fadiga, distúrbios do sono, disfunção cognitiva e depressão.

Alguns pacientes com fibromialgia podem apresentar distúrbios cognitivos, como dificuldades de concentração, esquecimento ou problemas de planejamento e tomada de decisão.

Sueli Adriano conta que só desconfiou que estava com a doença após sentir dores fortes por causa do trabalho:

“Foram quase 38 anos de trabalho em máquina de escrever e, depois, em computador. No início de 2011 acordei com tantas dores horríveis espalhadas.  Pedi ao meu marido para me levar ao médico. Fiz raio X do cotovelo, punho, ombro e tornozelo. Ao levar o resultado para o médico, ele disse que nada justificava tais dores. Mandou eu procurar um reumatologista”, completou, ao ser diagnosticada.

A fibromialgia tem cura?

Infelizmente, a fibromialgia ainda não tem cura. Um tratamento correto, no entanto, pode ser capaz de diminuir os sintomas da doença, promovendo alívio das dores e melhorando a qualidade de vida do paciente.

Vale frisar que, antes de tudo, é necessário procurar um médico especializado caso os sintomas apareçam. Também é essencial ter um acompanhamento confiável e que participe de todas as etapas do tratamento, estando sempre de olho na evolução clínica do paciente acometido.

O conteúdo foi esclarecedor? Aproveite para compartilhar em suas redes sociais e continuar de olho aqui no TecMundo para outras matérias como esta!

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.