Zumbido no ouvido ao deitar é normal? Veja as causas e tratamentos

3 min de leitura
Imagem de: Zumbido no ouvido ao deitar é normal? Veja as causas e tratamentos
Imagem: Shutterstock

*Este texto foi escrito com base em informações de agências e autoridades sanitárias, hospitais e especialistas em saúde. Se você ou alguém que você conhece possui algum dos sintomas descritos aqui, nossa sugestão é que um médico seja procurado o quanto antes.

Sabe aquele chiado irritante que só você e mais ninguém ouve. Esse sintoma chega a atingir 17% de todas as pessoas no mundo e, por si só, já incomoda bastante. Mas quando chega a noite, o zumbindo no ouvido ao deitar parece ser ainda pior.

O barulho pode ser consequência de diversos fatores. Em alguns desses casos, é normal que ele se intensifique ao se colocar em posição de dormir. Isso pode causar estresse, irritabilidade, insônia e prejuízo à qualidade do sono.

Ficou interessado no assunto? Então, saiba a seguir o porquê isso ocorre e quais são os possíveis tratamentos.

Porque o zumbido no ouvido piora à noite?

Na hora de dormir, o zumbido no ouvido pode ser um grande obstáculo (Fonte: Shutterstock)Na hora de dormir, o zumbido no ouvido pode ser um grande obstáculo (Fonte: Shutterstock)Fonte:  Shutterstock 

Em um grande número de casos, também é comum que pacientes se queixem de que o problema piora durante a noite. O fato acaba atrapalhando o sono, causando estresse e irritabilidade.

O que acontece, entretanto, não é um aumento real da intensidade do barulho. Durante à noite o que muda é a percepção da pessoa sobre os sons, e não é só com o zumbido que isso sucede.

Ao longo do dia nossos ouvidos são bombardeados com informações sonoras vindas das vozes de outras pessoas próximas, da TV, dos carros que passam na rua e de tantos outros ruídos.

Durante o dia, nossos ouvidos tem muitos sons diferentes para processar (Fonte: Shutterstock)Durante o dia, nossos ouvidos tem muitos sons diferentes para processar (Fonte: Shutterstock)Fonte:  Shutterstock 

Dentro das orelhas, o aparelho auditivo capta toda essa barulheira e processa aquilo que é mais relevante, antes de enviar a informação para o cérebro. Funciona como uma espécie de filtro. Nossos olhos, pele, língua e nariz fazem a mesma coisa.

No entardecer a maioria desses barulhos diminui. Dependendo de onde você mora, o tráfego nas ruas se reduz, os vizinhos se calam e vão deitar e os aparelhos eletrônicos são desligados.

Com mais silêncio, os ouvidos recebem menos sinais e mudam de foco. Não é à toa que à noite notamos mais barulhos estranhos pela casa, como a madeira das portas estalando ou o tic-tac dos relógios. Eles estão lá o dia inteiro, mas ficam ofuscados pelos demais sons produzidos.

No silência da noite, os zumbidos ficam em mais evidência nas nossas cabeças (Fonte: Shutterstock)No silência da noite, os zumbidos ficam em mais evidência nas nossas cabeças (Fonte: Shutterstock)Fonte:  Shutterstock 

Assim, em um ambiente mais quieto, se estivermos sofrendo com zumbidos no ouvido, esse som fica em evidência. Já quem escuta um barulho com ritmo de batimento cardíaco está ouvindo um zumbido pulsátil, sintoma de problemas de circulação, como hipertensão arterial ou estreitamento de vasos sanguíneos perto da orelha.

Se o som é acompanhado de tontura, o problema pode ser Vertigem Posicional Paroxística Benigna (VPPB). Essa síndrome é causada por fragmentos rígidos liberados no ouvido interno, e são movimentos repentinos ou mudanças de posição que deixam o paciente tonto.

Como dormir com zumbido no ouvido?

Dormir com um zumbido incômodo dentro da própria cabeça é um grande desafio para qualquer um. Felizmente, existem estratégias que ajudam a lidar com o problema. A primeira delas é buscar tratamento com um médico especialista no assunto.

Para pegar no sono com mais facilidade, também é necessário evitar substâncias que possam piorar o barulho, como nicotina e cafeína. Reduzir o nível de estresse durante a jornada de trabalho é outra boa pedida a ser colocada em prática.

É comum que pacientes que convivem com essa condição adotem práticas de relaxamento antes de ir para a cama. Elas ajudam que o barulho vá embora, ou pelo menos diminua.

Com algumas estratégias é possível driblar o problema e dormir com mais tranquilidade (Fonte: Shutterstock)Com algumas estratégias é possível driblar o problema e dormir com mais tranquilidade (Fonte: Shutterstock)Fonte:  Shutterstock 

Também é preciso estar atento com os remédios do dia-a-dia. Existem antibióticos, anti-inflamatórios, anti-convulsivos, diuréticos e antidepressivos que são capazes de piorar a condição.

Uma solução simples, prática e muito eficaz para quem deseja dormir, mas o zumbido na orelha não deixa, é mascarar o som. Como é o silêncio que intensifica o barulho à noite, ter algum ruído no quarto pode ajudar.

Nessa hora, um ventilador pode ser um grande aliado. Existem pessoas que preferem dormir com a TV ligada, sons ambientes ou até mesmo escutando faixas de ruído branco. Vai da escolha do freguês: qualquer som que acalme, ajude a dormir e distraia os ouvidos, vale.

Duas outras práticas valem a pena ser mencionadas: a terapia e a boa higiene do sono. A primeira cuida da saúde mental do paciente, ajudando a lidar com o estresse e a irritabilidade do cotidiano.

Já a segunda potencializa a qualidade do descanso noturno. Praticar atividades físicas, evitar aparelhos eletrônicos à noite, manter uma rotina de sono e encontrar um ambiente escuro favorecem na hora de pegar no sono.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.