Gene que causa o lúpus pode ser proteção contra a covid-19, diz estudo

Imagem de: Gene que causa o lúpus pode ser proteção contra a covid-19, diz estudo
Imagem: Printo

Uma das variantes responsáveis pelo surgimento das perigosas doenças autoimunes – a de causa genética – pode paradoxalmente conferir proteção contra o resultado de infecções virais.

Um estudo publicado neste mês por pesquisadores do King's College de Londres, no Reino Unido, propõe que a predisposição genética para o lúpus eritematoso sistêmico (LES) protege os portadores da enfermidade de riscos da infecção grave por covid-19.

O lúpus é uma doença autoimune que afeta várias partes do corpoO lúpus é uma doença autoimune que afeta várias partes do corpoFonte:  Shutterstock

Em busca da localização de genes comuns entre as duas condições, os cientistas realizaram uma meta-análise de estimativas da correlação genética entre a covid-19 e o LES. Um mapeamento fino revelou vários loci (posições fixas de cromossomos) compartilhados entre os dois traços, alguns deles exercendo efeitos opostos.

Qual é o gene associado ao lúpus e à covid-19?

De acordo com o estudo, o locus com maior evidência de associação compartilhada entre lúpus e proteção à covid-19 é a tirosina quinase 2 (TYK2), que está envolvida na produção de interferon, uma proteína produzida por leucócitos e fibroblastos, conhecida por sua interferência na replicação viral e por ter sua produção desregulada em pacientes com LES.

Por apresentar limitações – como a super-representação da ascendência europeia nos conjuntos de dados —, estudos futuros serão necessários para uma completa compreensão das relações genéticas entre a covid-19 e outras enfermidades.

Ao EurekAlert, os pesquisadores-líderes, David Morris e Timothy Vyse, explicaram que as extensas análises genéticas em covid-19 e lúpus "abriram as portas à nossa compreensão de como a biologia do sistema imunológico é calibrada de forma a nos proteger contra infecções dos vírus, porém com o risco de desenvolver doenças autoimunes."

ARTIGO - PLOS Genetics - DOI: 10.1371/journal.pgen.1010253.