O que é DIU e quanto custa colocar? Confira!

3 min de leitura
Imagem de: O que é DIU e quanto custa colocar? Confira!
Imagem: Shutterstock
Essa não é uma matéria patrocinada. Contudo, o TecMundo pode receber uma comissão das lojas, caso você faça uma compra.

O DIU (ou dispositivo intrauterino) é um contraceptivo bastante popular, seguro e eficaz. Entretanto, diversas dúvidas e mitos ainda circulam sobre o seu uso. A escolha de qual método anticoncepcional usar deve ser feita sempre de forma conjunta entre paciente e médico.

O DIU geralmente é indicado para pessoas que buscam um método reversível, sem a utilização de produtos à base de estrogênio – como a pílula anticoncepcional.

Ficou interessado no assunto? Então, continue a leitura conosco para entender um pouco mais sobre esse dispositivo que pode prevenir a gravidez.

O que é DIUDIU é um método contraceptivo reversívelFonte:  Shutterstock 

Como funciona o DIU de cobre e o hormonal?

O DIU de cobre impede que o espermatozoide chegue até o óvulo, afetando a sua motilidade.  Entretanto, o cobre no organismo pode agravar problemas com cólicas menstruais e aumentar o tempo e volume do fluxo menstrual.

Por isso, esse tipo de DIU não é indicado para pessoas com problemas de coagulação, que podem sofrer com sangramentos muito intensos e até mesmo desenvolver anemia.

No caso de contraindicação ao uso de cobre, a pessoa pode optar por usar o DIU hormonal. Ele libera no organismo doses de levonorgestrel, um hormônio similar à progesterona produzida naturalmente pelo nosso organismo.

Assim como o de cobre, o DIU hormonal também afeta a mobilidade do espermatozoide, mas além disso ele vai evitar a formação do endométrio – a camada de tecido que reveste o interior do útero – e estimular o espessamento do muco do colo uterino. Em conjunto, esses mecanismos vão impedir a fecundação ou instalação do zigoto no útero.

Note que, apesar de o DIU ser um dos melhores métodos contraceptivos disponíveis, ele não protege contra Infecções Sexualmente Transmissíveis (ou ISTs). Para prevenção de ISTs o único método eficaz é o uso de preservativos (masculino ou feminino).

O aparelho também não impede a menstruação, por isso pacientes ainda devem acompanhar o seu ciclo menstrual. Atualmente existem até mesmo aplicativos específicos para o acompanhamento da menstruação de pessoas que optaram por usar o dispositivo hormonal.

O procedimento para colocada do DIU é dolorida?

Tanto a inserção quanto a retirada do DIU devem ser realizadas por um médico. O procedimento de inserção geralmente é rápido (cerca de 15 a 30 minutos) e indolor. Para isso é importante estar bem descansada no dia do procedimento então, caso tenha dificuldade para dormir, o uso de melatonina pode ajudar nesse momento, se recomendado por um profissional de saúde.

Em alguns casos específicos a pessoa pode pedir que o procedimento seja realizado com anestesia. Nesses casos, vai ser necessária a internação.

Após colocar o DIU, é necessário que se faça um ultrassom para avaliar se a sua posição está correta. Depois disso, o acompanhamento deve ser periódico, semestral ou anual, de acordo com a necessidade de cada caso.

A decisão sobre usar o DIU ou qualquer outro método contraceptivo deve ser feito entre médico e paciente (Fonte: Shutterstock) A decisão sobre usar o DIU ou qualquer outro método contraceptivo deve ser feito entre médico e paciente (Fonte: Shutterstock) Fonte:  Shutterstock 

O que faz com que o uso desse dispositivo seja um excelente método contraceptivo, além da sua alta eficácia e segurança, são seus baixos índices de efeitos colaterais e reversibilidade – assim que ele é retirado do útero, já é possível haver fecundação.

Com base nas necessidades pessoais e do corpo de cada pessoa, o médico pode indicar o uso de um dos dois tipos de material, o de cobre ou o hormonal. Cada um age de uma forma e possui efeitos colaterais diferentes também.

Qual é o valor para colocar o DIU?

O valor do dispositivo varia de acordo com o modelo e material.  O DIU de cobre é o mais barato, e seu preço varia de 100 a 300 reais. Já o hormonal pode custar de 800 até 1500 reais. Lembrando que ainda tem o valor do procedimento para a inserção, que pode ir de 500 até 2500 reais.

Tanto a aquisição do dispositivo quanto o procedimento são ofertadas gratuitamente pelo Sistema Único de Saúde (SUS). No caso do uso do DIU como método contraceptivo, os dois tipos devem ser obrigatoriamente custeados pelos planos de saúde também, segundo a Resolução Normativa n° 465/2021 da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS).

Sua inserção é rápida e indolor – quando realizado por um profissional especializado –, seus resultados são duradouros, e o efeitos colaterais, mínimos. Isso faz com que o dispositivo intrauterino seja um dos métodos contraceptivos mais buscados hoje em dia.

Caso tenha interesse em começar a usar o DIU, converse com seu ginecologista ou médico da família para saber qual o melhor método para você. Para mais matérias como essa, continue de olho aqui no TecMundo!

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.