Vacinas contra câncer podem chegar antes de 2030, afirmam cientistas

1 min de leitura
Imagem de: Vacinas contra câncer podem chegar antes de 2030, afirmam cientistas
Imagem: Shutterstock

No último domingo, em uma entrevista à BBC, os fundadores da companhia alemã BioNTech afirmaram que vacinas contra o câncer podem chegar à população mundial antes do fim de 2030. A empresa está desenvolvendo vacinas com a tecnologia de mRNA, assim como já são feitas algumas vacinas contra o coronavírus.

A empresa foi fundada em 2008 e, desde 2018, está desenvolvendo vacinas usando o mRNA. Em 2020, logo após o surto causado pelo coronavírus, a BioNTech começou a produzir quase exclusivamente vacinas contra a covid-19 em uma parceria com a Pfizer.

Assim como a tecnologia da vacina contra o coronavírus, a equipe da companhia está usando o mRNA para enviar instruções para as células do corpo humano. No caso do coronavírus, as instruções são enviadas para lançar uma resposta contra o vírus, mas para combater o câncer são enviadas instruções para identificar as proteínas nas células cancerígenas e destruí-las.

Outras informações sugerem que a Moderna se uniu à Merck com o intuito de avançar os estudos sobre sua própria vacina contra o câncer.Outras informações sugerem que a Moderna se uniu à Merck com o intuito de avançar os estudos sobre sua própria vacina contra o câncer.Fonte:  Shutterstock 

Vacinas contra o câncer

A tecnologia de mRNA realiza um tipo de 'treinamento' das células do sistema imunológico para identificar e destruir as células cancerígenas. Por enquanto, as vacinas da BioNTech pretendem oferecer combate contra câncer de intestino, pele, pulmão, cabeça e pescoço, próstata e ovários.

Algumas das vacinas já estão na Fase 2 dos testes e, se os reguladores usarem os mesmos processos de autorização das vacinas contra a covid-19, é esperado que as novas opções de combate ao câncer cheguem aos pacientes antes de 2030.

Um dos fundadores da BioNTech, Özlem Türeci, diz que não tem certeza de que sua empresa encontrou a cura para o câncer, mas afirma que a novidade será importante para ajudar a realizar mais avanços na área.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.