Ciclo menstrual: 6 aplicativos para controlar a menstruação

4 min de leitura
Imagem de: Ciclo menstrual: 6 aplicativos para controlar a menstruação
Imagem: Shutterstock

Acompanhar o ciclo menstrual é um aspecto que deve ser visto como fundamental à rotina de todas as pessoas que menstruam. Com esse monitoramento, é possível ter noção a respeito do período fértil, conhecer mais da saúde e notar quando algo foge do normal, para então procurar auxílio médico especializado.

Se em outros momentos esse controle do ciclo era feito de forma manual, hoje a tecnologia auxilia para que as pessoas tenham sempre à mão tais dados.

Os aplicativos de menstruação ajudam a organizar a rotina de datas e a manter um histórico dos ciclos e das demais informações referentes à saúde. Sentiu interesse? Então, continue a leitura!

Como fazer o controle do ciclo menstrual?

Em média, o ciclo menstrual dura 28 dias — no entanto, são considerados normais os ciclos que variam entre 21 e 35 dias. Esse período compreende o intervalo entre o primeiro dia da menstruação e o último dia antes da chegada da menstruação seguinte.

O ciclo é dividido em três fases, nas quais há alteração na quantidade de hormônios encontrados no corpo. A primeira fase, a folicular, ocorre quando o corpo está preparando para liberar o óvulo, o que acontece bem no meio do ciclo, por volta do dia 14, na chamada fase ovulatória.

A terceira fase é a lútea, que transcorre nos últimos 12 dias do ciclo menstrual. Nessa fase, o folículo começa a produzir a progesterona que reveste o útero para o caso de ocorrer uma gravidez. Caso ela não aconteça, o revestimento do útero é eliminado e a menstruação ocorre.

Afinal, qual é o melhor aplicativo para controlar a menstruação?

Todo esse controle das fases pode ser feito por meio de aplicativos de menstruação específicos, que apenas exigem a tarefa de preencher corretamente os dados sobre o ciclo menstrual todo mês.

Pensando nisso, selecionamos em seguida os seis melhores apps para fazer o monitoramento. Veja.

1. Clue

(Fonte: Clue)(Fonte: Clue)Fonte:  Clue 

Bastante popular, o Clue tem versões gratuitas para Android e iPhone (iOS). Com ele, é possível registrar o ciclo menstrual e guardar informações úteis que foram sentidas durante esse período, como dores de cabeça e incômodos gerais causados pela tensão pré-menstrual (TPM).

Caso queira, o usuário também pode compartilhar dados presentes nele nas redes sociais, como WhatsApp e Instagram.

2. Maia

(Fonte: Maia)(Fonte: Maia)Fonte:  Maia 

O Maia tem funções semelhantes às do Clue, com um design mais agradável. Além de auxiliar no controle do ciclo menstrual, essa plataforma dispõe de espaços para registros de outros indicadores de saúde, como variações de peso e de temperatura corporal — que podem ser dados importantes para quem está tentando engravidar.

3. LoveCycles

(Fonte: LoveCycles)(Fonte: LoveCycles)Fonte:  LoveCycles 

O LoveCycles tem como diferencial o fato de ser completo e bem bonitinho. Dá para guardar, além de informações referentes ao ciclo, dados sobre temperatura, peso e dias em que houve relações sexuais.

O aplicativo também oferece uma funcionalidade em que envia lembretes — muito simpáticos, aliás — sobre o ciclo, o método anticoncepcional usado e tudo em que é preciso prestar atenção nesse período.

4. Calendário Menstrual

(Fonte: Calendário Menstrual)(Fonte: Calendário Menstrual)Fonte:  Calendário Menstrual 

O aplicativo Calendário Menstrual promete funcionar como uma agenda completa. Ele acompanha as datas do ciclo menstrual, as mudanças de peso, além de dar informações que podem ser úteis sobre humor, orgasmo feminismo e muito mais.

Outro diferencial é que o aplicativo contém fóruns, divididos por temas, em que as pessoas podem trocar ideias e fortalecer o sentimento de comunidade entre si.

5. Flo

(Fonte: Flo)(Fonte: Flo)Fonte:  Flo 

O Flo tem espaço para o acompanhamento de vários dados relevantes, que vão além do ciclo menstrual. Dá para registrar informações sobre o fluxo, o sono, o humor e a temperatura corporal.

Com o tempo, à medida que os dados são registrados, o aplicativo consegue acompanhar melhor a questão do ciclo e da ovulação. Assim, manda alertas caso constate quaisquer irregularidades.

Outro elemento interessante do Flo é que ele oferece um modo “Engravidar”, que, quando acionado, passa a avisar acerca dos dias mais férteis para se tentar ter um bebê.

6. Glow

(Fonte: Glow)(Fonte: Glow)Fonte:  Glow 

Sabe aquele “mito” de que as pessoas que convivem acabam tendo o ciclo menstrual alinhado? O Glow é um aplicativo que possibilita verificar se isso é verdade.

Isso porque ele tem uma funcionalidade que permite adicionar as amizades, que são chamadas de “parceiras do ciclo”, podendo assim trocar mensagens com elas e fazer um canal de comunicação exclusivo.

Além disso, ele é bem competente nas demais funções esperadas de um aplicativo de menstruação: possibilita o registro do ciclo, de informações sobre o humor, dados sobre relações sexuais, mudanças de humor e de peso.

Por fim, vale lembrar que nenhum dos aplicativos de menstruação substitui métodos contraceptivos, caso você não queira engravidar. Eles funcionam apenas como uma ferramenta auxiliar para obter informações, mas não garantem datas precisas sobre o funcionamento de seu corpo.

Vale ressaltar a necessidade de manter visitas periódicas ao ginecologista. Assim como citado, os aplicativos menstruais devem ser utilizados só para controle pessoal. Consultas médicas são de extrema importância!

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.