Sono REM: o que significa e qual é a sua importância para saúde

3 min de leitura
Imagem de: Sono REM: o que significa e qual é a sua importância para saúde

A sigla REM vem da expressão em inglês para "Movimento rápido dos olhos". O nome foi dado porque essa é a expressão mais clara do nosso corpo quando atingimos essa fase do corpo.

É durante essa fase profunda do sono que temos nossos sonhos mais vívidos e daí vem a movimentação dos glóbulos oculares e outras características como os reflexos musculares, a atividade cerebral intensa e a aceleração dos batimentos cardíacos.

Sono REMO REM é a fase mais profunda do sono

Hoje sabemos que o Sono REM é uma de quatro fases possíveis do sono, atingimo-la cerca de 90 minutos depois de dormir, sendo uma das mais importantes – responsável pelo processamento de memórias.

Qual a importância do sono REM?

Durante a noite, enquanto descansamos, o nosso corpo não para. Ele aproveita esse tempo para restaurar uma série de processos e funções do nosso organismo, que foram deteriorando-se aos poucos ao longo do dia.

Essa reparação é feita de formas diferentes para cada estágio do sono, e é durante o REM, particularmente, que as funções mentais têm lugar. Nessa fase, por exemplo, fixamos as memórias do dia que passou.

Ela também é importante para processar todo o conhecimento que adquirimos e as experiências pelas quais passamos na jornada anterior. Mas engana-se quem pensa que só o cérebro se beneficia por uma noite bem dormida.

O que acontece com o corpo no sono REM?

A característica mais marcante do sono REM são os sonhos. Misteriosos e espetaculares, até mesmo os cientistas ainda ficam intrigados com essas fantasias criadas todas as noites na nossa cabeça.

Não sabemos qual é a função exata do nosso hábito de sonhar, mas as pesquisas deram boas evidências de que durante eles que muitas conexões entre nossos neurônios são formadas ou restauradas.

Além do cérebro, todo o sistema nervoso central se beneficia do descanso merecido. A medida que a noite avança, a taxa de respiração aumenta e o corpo fica temporariamente paralisado.

sono remÉ durante o REM que muitas das funções corporais são restauradas

As pulsações também aumentam, e o bombeamento do sangue pelo corpo se torna mais intenso. A temperatura, por outro lado, fica de lado: o nosso termômetro natural é desligado e nessa fase ficamos mais propensos a passar frio ou calor.

O que é mais importante: sono REM ou sono profundo?

O nosso sono é composto de um ciclo que consiste em várias fases, das quais o REM é apenas a quarta e última. As três primeiras costumam levar entre 5 e 15 minutos, e são bem diferentes entre si.

A primeira delas é a mais curta, quando acabamos de pegar no sono e ainda acordamos com qualquer barulhinho. Mas logo passamos à fase 2, do sono leve, na qual o corpo começa a se preparar para descansar.

Na terceira etapa é que a recuperação física acontece. Durante esse período, de sono profundo, os ossos e músculos são regenerados, muitos dos nosso hormônios são sintetizados e o sistema imunológico é fortalecido para o dia seguinte.

sono remTodas as fases do sono são igualmente importantes

Quando acordamos mais desorientados, podemos saber que estávamos justamente dentro desse intervalo. Por isso ela é conhecida como sono profundo e, por conta de toda atividade que o corpo desempenha, é muito importante para nós.

Entretanto, com todos os benefícios, não é possível dizer que uma etapa é mais importante que outra. Todas executam funções vitais e são parte de um mesmo ciclo, isto é, dependem entre si.

Qual o tempo ideal do sono REM?

O ideal é que, todas as noites, nós tenhamos entre 7 e 9 horas de sono. Durante esse período, estima-se que iremos passar de 4 a 5 vezes pelo ciclo completo de 4 fases, incluindo o REM.

Apesar disso, o tempo que ficamos exclusivamente nesse período de intensa recuperação da atividade cerebral irá variar de pessoa para pessoa e sofre, inclusive, influência de diversos fatores.

O mais determinante entre eles é a idade. Quanto mais velhos, mais difícil se torna atingir as fases mais profundas do sono. Apesar disso, continuamos a necessitar das mesmas 8 horas, em média, de qualquer pessoa.

Em geral, o corpo é capaz de administrar bem o tempo que gasta entre as diferentes fases do sono. Basta, para isso, nos preocuparmos com o tempo ideal de descanso e as condições nas quais passamos a noite.

Algumas medidas podem contribuir para ficarmos mais tempo em REM. Estabelecer uma rotina durante a noite, por exemplo, é uma delas. Outras atitudes favoráveis incluem dormir no escuro, evitar sons altos e aparelhos eletrônicos.

Outro hábito excelente consiste em regular a temperatura do quarto para faixa agradáveis, já que durante essa fase perdemos parte da capacidade de controlar a temperatura do corpo.

E então, o que achou do conteúdo? Para mais conteúdos sobre saúde, ciência, tecnologia e entretenimento, continue acompanhando o TecMundo!

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.