Duração do sono é essencial para a saúde do coração, diz associação

1 min de leitura
Imagem de: Duração do sono é essencial para a saúde do coração, diz associação
Imagem: Shutterstock

A tradicional checklist Life’s Simple 7 da American Heart Association (AHA), dos Estados Unidos, recebeu no fim de junho um oitavo item – duração do sono – como indicativo da saúde cardiovascular.

A métrica de duração do sono irá agora se juntar à lista de verificação criada pela associação sem fins lucrativos em 2010, da qual fazem parte: dieta, atividade física, exposição à nicotina, massa corporal, lipídios no sangue, glicemia e pressão arterial.

Além disso, a agora renomeada Life’s Simple 8 incluiu algumas atualizações para avaliar os parâmetros de saúde cardiovascular ideal, que agora tem como público-alvo qualquer pessoa a partir dos dois anos de idade.

No item "Dieta", foi introduzido um novo guia para avaliação de adultos e crianças em nível individual e populacional; em "Exposição à nicotina", uma nova contabilização de exposição ao fumo passivo e cigarros eletrônicos (vaping); em "Lipídios", a substituição do colesterol total pelo não-HDL nos exames de sangue, além da inclusão da hemoglobina glicada A1c para investigar diabetes tipo 2.

Fonte: American Heart Association/Twitter/DivulgaçãoFonte: American Heart Association/Twitter/DivulgaçãoFonte:  American Heart Association/Twitter 

Por que a duração do sono entrou na lista da AHA?

A inclusão do sono na checklist da AHA foi determinada por descobertas científicas realizadas na última década. Para o presidente da associação, Donald M. Lloyd-Jones, "o sono afeta a saúde geral e as pessoas que têm padrões de sono mais saudáveis gerenciam fatores de saúde como peso, pressão arterial ou risco de diabetes tipo 2 de forma mais eficaz.”

Na Life's Essential 8, o item "Duração do sono" é medido pela média de horas de sono por noite. Assim, o nível ideal é de sete a nove horas para adultos, 10 a 16 horas para crianças de cinco anos ou menos; 9 a 12 horas para idades de seis a 12 anos, e 8 a 10 horas de sono para adolescentes entre 13 e 18 anos.

A duração do sono, bem como os demais componentes do checklist da AHA, pode ser avaliada pelo aplicativo My Life Check – disponível na Google Play e na App Store – que traz um sistema de pontuação de 0 a 100. A pontuação geral da saúde cardiovascular é a soma da média das pontuações dos oito itens.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.