Ciclo Circadiano: conheça o famoso relógio biológico

4 min de leitura
Imagem de: Ciclo Circadiano: conheça o famoso relógio biológico
Imagem: GettyImages

*Este texto foi escrito com base em artigos científicos, informações de agências e autoridades sanitárias, hospitais e especialistas em saúde. Para uma melhor orientação sobre o consumo de qualquer substância, procure um médico ou um nutricionista.

Todos os animais – até mesmo nós seres humanos – têm uma espécie de relógio interno. Chamado de ciclo circadiano, esse dispositivo integrado é responsável por regular as funções metabólicas e processos essenciais do organismo.

É com ele que o corpo sabe a hora de dormir ou de buscar comida, por exemplo. O nosso humor também pode ser influenciado por esse contador de tempo biológico, sabia?

Ficou interessado no assunto? Então, continue a leitura e entenda como o ciclo circadiano funciona!

Como funciona nosso ciclo circadiano?

O planeta Terra leva quase 24 horas para completar uma volta sobre si mesmo. É nesse tempo que cabem os dias e as noites. E foi exatamente esse o período que moldou o funcionamento de toda vida no planeta.

Já o nosso corpo precisa alternar diferentes atividades ao longo desse dia. São processos mentais e físicos que levam ao desgaste ou a recuperação do organismo. E todas essas tarefas devem funcionar de maneira sincronizada.

Por exemplo, o sistema digestivo produz proteínas capazes de degradar a comida que chega aos intestinos, mas isso deve ser feito nos horários certos das refeições. Para regular todas funções, o corpo passou a regular nossas tarefas com os horários certos do dia.

O celular pode atrapalhar o sono, especialmente quando utilizado antes de dormirO celular pode atrapalhar o sono, especialmente quando utilizado antes de dormirFonte:  GettyImages 

Para isso, a natureza criou relógios biológicos, sendo um deles o ciclo circadiano – existem outros ciclos que levam tempo diferente de um dia; a transformação das plantas ao longo do ano é um boa menção disso.

O famoso "marcapasso" está localizado no nosso cérebro, mais precisamente no hipotálamo. Em diferentes momentos do dia, esse pedacinho do sistema nervoso envia sinais avisando quais as atividades devem ser realizadas.

O ciclo circadiano afeta o sono?

Um dos exemplos mais claros do ciclo circadiano é seu efeito sobre o sono. Uma das principais tarefas desse mecanismo de regulação é controlar o nosso horário de ir para a cama, por meio da liberação do hormônio melatonina.

Enquanto dormimos, o nosso corpo não para. Pelo contrário, ele entra em modo de recuperação. É a noite que os músculos crescem, o cérebro organiza as conexões entre os neurônios, sintetizamos as proteínas necessárias para o próximo dia e reparamos danos em órgãos importantes, como o coração.

Mas existem outros fatores ligados ao nosso relógio biológico além do sono. Novas evidências mostram que esse ciclo também regula fatores como açúcar no sangue e até mesmo o controle do peso.

A insônia pode ser regulado por meio de hábitos saudáveis, que afetam o nosso ciclo circadianoA insônia pode ser regulado por meio de hábitos saudáveis, que afetam o nosso ciclo circadianoFonte:  GettyImages 

Além disso, a saúde mental de cada um pode estar sendo afetada pela nossa capacidade de manter o marcapasso circadiano regulado. Estudos estão revelando que doenças neurodegenerativas, depressão e transtorno bipolar podem estar ligados à desregulação desses sistemas.

Todas essas descobertas – a maioria bem recente – mostra que essa é apenas a ponta do iceberg, e temos muito que aprender ainda com os mecanismos que a natureza encontrou para criar a vida na Terra.

O que acontece quando se troca o dia pela noite?

Se é tão importante assim, é evidente que manter o ciclo circadiano regulado com a rotação do planeta é importante. Por isso, trocar o dia pela noite com frequência pode ser um hábito pouco saudável.

Claro que, ocasionalmente, não há problema em virar a noite acordado. O relógio biológico é robusto o suficiente para entender que uma ocorrência não cria uma norma. O hábito, entretanto, pode programá-lo e deixar o nosso próprio organismo confuso.

Essas interrupções podem acontecer a curto prazo ou perdurar por meses, quem sabe até anos. Ela pode ser causada por vários motivos. O jetlag é um dos mais comuns - ele acontece quando saímos de um fuso-horário para outro.

Porém existem outras fontes de desequilíbrio. A troca de turnos de serviço ou diferentes distúrbios do sono, principalmente entre pessoas cegas ou idosas, são outras grandes fontes de problema.

Afinal, como regular o relógio biológico?

Não temos o controle total sobre o nosso ciclo circadiano, mas é possível tomar medidas para tentar regula-lo. Especialmente nos casos em que notamos algum atraso entre ele e o avançar dos dias.

A primeira medida é, sem dúvidas, melhorar a qualidade do sono. Isso pode ser feito com uma boa higiene do sono.

Outra boa ação é controlar o tempo gasto dormindo. Também é importante tomar sol, fazer exercícios diários, evitar a cafeína à noite e manter uma alimentação saudável.

O relógio biológico é uma ferramenta poderosa que a natureza nos deu através da evolução, e cabe a nós zelarmos agora por ele. Então, ter bons hábitos é uma excelente maneira de cuidar do nosso corpo.

E aí, gostou do conteúdo? Aproveite para compartilhar em suas redes sociais e deixar seus amigos cientes desse fator tão importante nas nossas vidas. Fique de olho no TecMundo e mantenha-se atualizado!

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.