O que é nistagmo, doença dos olhos que limita a visão
Problema de saúde dos olhos conhecido como nistagmo pode ser congênito ou adquirido; saiba mais
Por Acácio Moraes
24/05/2022, às 07:00
*Este texto foi escrito com base em informações de agências e autoridades sanitárias, hospitais e especialistas em saúde. Se você ou alguém que você conhece possui algum dos sintomas descritos aqui, nossa sugestão é que um médico seja procurado o quanto antes.
No Twitter, o fato que um integrante do grupo Black Eyed Peas ter a visão gravemente comprometida foi parar nos assuntos mais comentados das últimas semanas. O rapper apl.de.ap, de ascendência filipino-americana, sofre de nistagmo, condição que afeta gravemente a visão.
No caso do cantor, quando está no palco ele consegue enxergar apenas formas indefinidas, como diz em entrevista para a ABC News. Por conta disso é considerado legalmente cego pelo sistema de saúde dos Estados Unidos. Em 2012 o artista passou por uma cirurgia como parte do seu tratamento.
Nistagmo é uma condição que provoca o movimento incontrolável dos olhos. Pessoas com essa condição tem dificuldade em focar a vista em um ponto. Por isso podem adotar hábitos como inclinar ou virar a cabeça, que ajuda a aclarar a visão.
Se a doença for congênita, ela começa ainda na infância. Bebês entre 6 semanas e 3 meses de idade podem apresentar os primeiros sintomas. Nesses casos, a tendência é de que ambos os olhos sejam afetados. Crianças portadoras dessa condição costumam enxergar os objetos embaçados.
Nistagmo também pode ser adquirida na vida adulta
Por outro lado, existem pessoas que podem adquirir o nistagmo ao longo da vida. Isso pode ser provocado por condições médicas graves como, por exemplo, abuso de drogas ou álcool. Esses pacientes costumam relatar que têm a visão tremida.
Causas do nistagmo
As condições capazes de causar a doença não são claras em todos os casos. A maioria dos quadros clínicos aponta que o problema esteja relacionado a outros problemas oculares.
Existem características que favorecem o acometimento do nistagmo, como albinismo, quadros de catarata, estrabismo e problemas de foco, bem como síndromes que acometem o ouvido interno.
A forma adquirida pode ser provocada por doenças como esclerose múltipla ou pela ocorrência de lesões na cabeça ou AVC. Certos medicamentos, como lítio e anticonvulsivos podem levar ao nistagmo como efeito colateral, bem com o uso de álcool e drogas ilícitas.
Sintomas
Nos seres humanos o cérebro é o responsável por controlar o movimento dos olhos. Além da capacidade de mover o olhar de forma consciente, nossa central de comandos também gera impulsos automáticos.
Isso acontece, por exemplo, quando giramos a cabeça levemente, mantendo o foco em um objeto. Os olhos também se movem, para estabilizar a imagem que observamos, mantendo a nitidez do objeto.
Em pessoas com nistagmo, essas zonas do cérebro não funcionam da forma idônea, e por isso os olhos são bombardeados de comandos confusos e se movimentam involuntariamente, seja de um lado para o outro (horizontal), de cima para baixo (vertical) ou em círculos (rotativo).
O nistagmo pode aparecer nos primeiros meses de vida (Fonte: Shutterstock)
Geralmente a condição atinge ambos os olhos e também causa sensibilidade à luz, tonturas, problemas de visão, principalmente no escuro, e a sensação de que o mundo está tremendo. Para aplacar o movimento, é comum que os pacientes adquiram o hábito de segurar a cabeça.
Diagnóstico
Apenas um oftalmologista pode diagnosticar a doença. A avaliação do paciente inclui exames de vista e do interior dos olhos e pode se estender para a investigação sobre outros problemas.
Um teste comum consiste em girar o paciente por 30 segundos e depois pedir que o mesmo olhe para um objeto. Aqueles que são acometidos pelo problema moverão a pupila de forma característica.
O especialista também pode fazer o registro do movimento ocular, para confirmar o tipo de nistagmo, e solicitar exames adicionais de ouvido, neurológicos, tomografias e ressonâncias magnéticas.
Tratamento
As diferentes causas da doença exigem tratamentos variados, e por isso é importante que o paciente tenha acesso à um bom diagnóstico. Se a condição é congênita, não existe cura, mas os sintomas podem ser aliviados com uso de óculos ou lentes de contato.
Em raros casos podem ser feitas intervenções cirúrgicas. Elas têm o objetivo de mudar de lugar os músculos responsáveis por mover o olho e evitar, assim, que o paciente necessite girar muito a cabeça para compensar o problema.
Nos casos adquiridos algumas vezes o nistagmo pode desaparecer, mas isso só acontece quando a condição que a origem da condição foi revertida. Por isso, muitas vezes, quando a causa é identificada, o oftalmologista direciona os esforços do tratamento para ela, e não para a condição em si.
- Leia também: Córnea sintética devolve visão a um paciente cego
O nistagmo é uma condição séria de saúde que pode trazer transtornos para quem sofre dos seus sintomas, como no caso do rapper apl.de.ap da Black Eyed Peas. Na maioria dos casos a condição não tem cura.
Mas ainda assim, a busca por um diagnóstico adequado e o acesso a um tratamento de qualidade pode melhorar a qualidade de vida dos pacientes e permite que eles tenham uma vida de qualidade.