Android ganha controle por movimentos dos olhos e gestos faciais

1 min de leitura
Imagem de: Android ganha controle por movimentos dos olhos e gestos faciais
Imagem: Google/Divulgação

Pensando em tornar o Android mais inclusivo, a Google anunciou nesta quinta-feira (23) a chegada de novos recursos de acessibilidade ao sistema operacional. Um deles foi batizado de Interruptores de Câmera e é capaz de detectar os movimentos dos olhos e os gestos faciais.

A ferramenta, que usa a câmera frontal do celular e inteligência artificial para rastrear o olhar e a face, permite associar os movimentos a alguns comandos. Sem utilizar as mãos ou a voz, a pessoa pode abrir apps para ouvir música, assistir vídeos ou acessar e-mails, além de abrir notificações, voltar para a tela inicial e pausar as funções.

A novidade já está disponível no sistema da Google.A novidade já está disponível no sistema da Google.Fonte:  Google/Divulgação 

Há seis opções de gestos para digitalizar e selecionar: olhar para cima, para a direita, para a esquerda, sorrir, abrir a boca e levantar as sobrancelhas. Depois de escolher a melhor alternativa, o usuário pode definir por quanto tempo manter o gesto e o tamanho que ele deve ter para ser detectado, além de testar o recurso antes de ativá-lo.

De acordo com a gigante das buscas, os Interruptores de Câmera estão disponíveis em 80 idiomas, incluindo o português, e funcionam em conjunto com os interruptores físicos. Para habilitá-lo, é necessário abrir as configurações de acessibilidade do Android e procurar por “Interruptor de Acesso” ou baixar o app na Play Store.

Novidades nos apps Lookout e Action Blocks

Lançado em 2019, o Lookout objetiva tornar o mundo físico mais acessível para pessoas cegas ou com baixa visão. Ele recebeu o modo Documentos no ano passado, capaz de capturar textos, e com a nova atualização disponibilizada agora começou a ler textos escritos à mão, bastando apontar a câmera para o manuscrito.

No caso do Action Blocks, cuja função é facilitar o acesso a diferentes tarefas no smartphone, a novidade é o lançamento da versão em português, com o app passando a ser chamado de Blocos de Ação.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.