Por que a vacina contra a covid-19 é aplicada no braço?

3 min de leitura
Imagem de: Por que a vacina contra a covid-19 é aplicada no braço?
Imagem: Mulher tomando injeção no braço. Fonte: Pixabay.

Você já parou para pensar por que as vacinas contra o novo coronavírus, assim como várias outras, são aplicadas no braço e não em outros locais do corpo? Libby Richards, professora associada de enfermagem da Universidade de Purdue, em Indiana, nos Estados Unidos, explicou os motivos da escolha do membro para aplicação em um artigo publicado no dia 21 de maio, no site The Conversation.

Não poderia ser uma gotinha?

Segundo a professora, que tem formação em Saúde Pública, é importante notar que a maioria, mas não todas as vacinas, são administradas no músculo — a chamada injeção intramuscular. Só algumas delas, como a vacina contra o rotavírus (causador da gastrenterite aguda), são administradas por via oral.

Outras vacinas são aplicadas logo abaixo da pele ou por via subcutânea — como os imunizantes contra sarampo, caxumba e rubéola. No entanto, muitas outras são dadas diretamente no músculo. Mas por que o tecido muscular é tão importante para a imunização?

Músculos têm células imunológicas

Segundo a professora Richards, os músculos são um excelente local para a administração da vacina porque o tecido muscular contém células imunológicas importantes. Estas reconhecem o antígeno, um minúsculo pedaço de um vírus ou bactéria introduzido pela vacina, que estimula uma resposta de defesa.

"No caso da vacina contra a covid-19, não é introduzindo um antígeno, mas sim um suporte contra a produção desses agentes infecciosos", explicou a autora. As células imunológicas do tecido muscular captam esses antígenos e os apresentam aos nossos linfonodos, popularmente conhecidos como gânglios linfáticos.

O músculo do braço mantém o imunizante no local correto para acessar os linfonodos.O músculo do braço mantém o imunizante no local correto para acessar os linfonodos.Fonte:  Pixabay 

Richards explica que injetar a vacina no tecido muscular a mantém localizada, permitindo que as células imunológicas alertem outras do mesmo tipo e comecem, então, a agir. Assim que o imunizante é reconhecido por células de defesa no músculo, elas carregam o antígeno para os vasos linfáticos, que transportam as células imunológicas que, por sua vez, carregam o antígeno para os linfonodos.

"Essas estruturas são essenciais para o sistema imune e contêm mais células de defesa que reconhecem os antígenos nas vacinas e iniciam o processo imunológico de criação de anticorpos", detalhou a especialista.

Aglomerados de linfonodos estão localizados em áreas próximas aos locais de aplicação da vacina. Ela dá mais detalhes sobre a localização da aplicação: "por exemplo, muitas delas são injetadas no músculo deltoide porque ele está próximo aos linfonodos localizados logo abaixo da axila. Já quando as vacinas são administradas na coxa, os vasos linfáticos não precisam viajar muito para chegar ao aglomerado de linfonodos na virilha".

Músculos mantêm a ação localizada

Richards explica que o tecido muscular também tende a manter as reações alérgicas da vacina localizadas. A injeção de uma dose no músculo deltoide pode resultar apenas em uma inflamação ou dor locais — relato comum entre pessoas imunizadas contra a covid-19.

Já se certas vacinas são injetadas no tecido adiposo, a professora afirma que a chance de irritação e inflamação aumenta, porque o tecido de armazenamento de gordura tem suprimento sanguíneo insuficiente, levando à absorção deficiente de alguns componentes do imunizante.

A profissional alerta que as vacinas que incluem o uso de adjuvantes — componentes que aumentam a resposta imunológica ao antígeno — devem ser administradas no músculo para evitar irritação e inflamação generalizadas. Essas substâncias atuam de várias maneiras para estimular uma ação imunológica mais forte.

Vacina contra covid-19 precisam ser aplicadas em músculo de fácil acesso.Vacinas contra covid-19 precisam ser aplicadas em músculos de fácil acesso.Fonte:  Pixabay 

"Outro fator decisivo para definir o local da injeção é o tamanho do músculo", ela disse. Adultos e crianças a partir de 3 anos tendem a receber vacinas na parte superior do braço, no deltoide; crianças mais novas recebem doses no meio da coxa porque os músculos dos braços delas são menores e menos desenvolvidos.

Outra consideração para os adultos é a conveniência e a aceitabilidade do paciente. Segundo a professora, dificilmente um adulto iria querer tirar as calças em uma clínica de vacinação. "Enrolar a manga é muito mais fácil e preferido", diz ela. Então uma injeção no braço é preferível também porque o local é facilmente acessível.

Ela encerra afirmando que, considerando tudo, para a maioria dos adultos e das crianças, quando se trata da vacina contra a gripe e a covid-19, o braço é a via de vacinação preferida dos profissionais da Saúde.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.