Covid-19: Fiocruz recebe insumo para produzir 12 mi de doses de vacina

1 min de leitura
Imagem de: Covid-19: Fiocruz recebe insumo para produzir 12 mi de doses de vacina
Imagem: Paul McManus (Pixabay)
Avatar do autor

No final da tarde de sábado (22), a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) recebeu uma nova remessa do Ingrediente Farmacêutico Ativo (IFA) para a produção de vacinas contra a Covid-19.

A carga, que chegou por volta das 17h50 no Aeroporto Internacional do Galeão, no Rio de Janeiro, deverá ser usada para produzir cerca de 12 milhões de doses da AstraZeneca/Oxford.

A Fiocruz aponta que as entregas de vacinas ao Programa Nacional de Imunizações (PNI) estão asseguradas até 3 de julho. A fundação havia interrompido a produção da vacina na última quinta-feira (20), mas deve retomá-la já na terça-feira (25) no Instituto de Tecnologia em Imunobiológicos.

A chegada do novo lote, diz, foi antecipada da remessa esperada para chegar em 29 de maio. Na sexta-feira (21), a fundação também repassou ao PNI uma remessa com 6,1 milhões de doses. No total, estima a Fiocruz, mais de 41 milhões de doses já foram distribuídas.

A vacina, desenvolvida em parceria entre a Universidade de Oxford e a farmacêutica AstraZeneca, possui registro definitivo na Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). É esperado, ainda, que a produção da Covishield seja totalmente nacionalizada nos próximos meses.

Covid-19: Fiocruz recebe insumo para produzir 12 mi de doses de vacina