Cães podem identificar cerca de 90% dos casos de Covid-19

1 min de leitura
Imagem de: Cães podem identificar cerca de 90% dos casos de Covid-19
Imagem: YouTube/Reprodução

Um ano após os estudos iniciais, uma nova pesquisa comprovou que cães treinados podem identificar 90% dos casos de Covid-19 – mesmo em pacientes assintomáticos. O projeto foi desenvolvido por cientistas da London School of Hygiene & Tropical Medicine.

Os resultados aumentam as evidências de que cães podem ser usados para farejar o coronavírus. Os dados também colaboram com um recente estudo francês que descobriu que os animais são capazes de reconhecer o vírus com 97% de precisão.

Cachorros podem farejar 300 pessoas por hora, indica pesquisadores.Cachorros podem farejar 300 pessoas por hora, indica pesquisadores.Fonte:  Market Watch/Reprodução 

Durante os testes, os cientistas usaram meias, máscaras faciais e outras peças de 200 pacientes com Covid-19. Então, seis cães foram encarregados de farejar os itens na tentativa de descobrir os casos infectados.

Os cachorros foram capazes de identificar a doença mesmo quando ela era causada por diferentes variantes. Tal como, eles apontavam as peças de pessoas assintomáticas ou com níveis muito baixos do vírus no sistema.

Os cientistas acreditam que os animais devem desempenhar um papel importante na identificação de casos potenciais em aeroportos e grandes eventos. Contudo, eles devem ser bem treinados para não sinalizarem falsos positivos em troca de petiscos.

“Os cães são significativamente mais rápidos do que outros testes. O que sugerimos é que eles participem de uma triagem inicial e, em seguida, a pessoa identificada como positivo deve realizar um teste de PCR complementar”, disse James Logan, coautor do estudo.

Cães poderão ser usados em aeroportos ou grandes eventos.Cães poderão ser usados em aeroportos ou grandes eventos.Fonte:  Michael Reaves/Getty Images 

Histórico de colaboração com a medicina

Comparado com os humanos, os cães têm mais de 220 milhões de receptores de odores e são 100 mil vezes mais precisos na identificação de cheiros. Seus narizes podem encontrar substâncias na concentração de uma gota em uma área de três piscinas olímpicas.

Anteriormente, estudos combinados com testes clínicos mostraram que os cachorros conseguem farejar várias doenças. Por exemplo, eles são capazes de identificar diferentes tipos de câncer e outras patologias como malária e o mal de Parkinson.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.