Google libera documento que detalha todos os aspectos do Android Auto

1 min de leitura
Imagem de: Google libera documento que detalha todos os aspectos do Android Auto

O Android Auto, sistema operacional automotivo da Google, esteve um pouco sumido nos últimos dias, mas promete voltar a tomar conta de boa parte das notícias envolvendo o assunto. Isso porque a companhia acabou de divulgar um documento completo sobre a plataforma no qual explica, com detalhes, todos os aspectos da plataforma e dá uma noção maior de suas capacidades aos desenvolvedores.

O documento está disponibilizado através do site developer.android.com (em inglês) e dá uma prévia sobre os principais assuntos envolvendo a plataforma: design, arquitetura, interface de usuário (UI ou user interface), processos de desenvolvimento e testes de execução.

Funcionamento básico

Ao contrário do que muitos podem pensar, os aplicativos do Android Auto não são opções que poderão ser disponibilizadas individualmente como simples “apps”. As funcionalidades funcionarão como conteúdo adicional que os desenvolvedores incluíram em aplicativos já existentes. Esse esquema de funcionamento é muito parecido com o que acontece no Android Wear.

O layout dos aplicativos, no entanto, nem poderá ser tocado pelos desenvolvedores. Botões não poderão ser adicionados e nem movidos, e o tamanho de todos os elementos da tela terão que permanecer o mesmo. Nem mesmo telas adicionais poderão ser incluídas caso o desenvolvedor tenha alguma ideia nova para a plataforma. A galeria a seguir mostra alguns exemplos que poderão ser vistos quando a plataforma estiver disponível.

Caso você entenda bastante de programação e esteja pensando em entrar nessa onda de sistemas operacionais automotivos, explore este documento e conte-nos o que você achou das novidades divulgadas pela Google. Também não deixe de conferir nosso artigo especial em que dissecamos todas as funcionalidade do Android Auto.

Fontes

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.