A palavra latência pode ser utilizada por diversos campos de estudo, sendo designada para explicar fenômenos de suas respectivas áreas. Em biologia, latência refere-se ao estado de repouso de um organismo. Enquanto na medicina, é usada para denominar o intervalo de tempo entre o estímulo e a reação associada a ele.

Para a informática, o significado é praticamente o mesmo: é o intervalo de tempo entre o início de uma atividade e o momento em que os efeitos desta se tornam aparentes. Nessa área, latência também é conhecida como ping e possui correlação com débito (largura de banda) que corresponde ao número total de atividades durante um determinado tempo. Em outras palavras, é a taxa de bits que uma rede de transferência suporta.

As duas medidas são inversamente proporcionais porque, se a quantidade de atividades ultrapassa o limite da rede, vão ocorrer atrasos na hora de executá-las. É aquele caso típico em que você quer fechar um programa e o computador demora um tempo até efetivamente realizar a tarefa. Esses atrasos na comunicação do computador são denominados pelo termo lag.

Lag, ping e os jogos online.

Os jogadores de games online conhecem muito bem o efeito, pois são eles os que mais sofrem com isso. Você estava vencendo uma batalha no World of Warcraft ou estava prestes a encontrar a bomba dos terroristas no Counter Strike, mas o computador deu aquela “travadinha” que fez toda a diferença.

Mesmo que o atraso não chegue a atrapalhar o jogo, convenhamos: esse tal de lag incomoda e muito! Imagina aturar uma partida inteira de Call of Duty 4 como esta do vídeo?

Portanto, na hora de escolher um servidor para jogar, observe aquele que apresenta o menor número de ping (latência). Isso significa que a conectividade está mais rápida, pois o tempo de resposta é menor. Se você quiser dicas de como melhorar o desempenho de games online, clique aqui.

Lag e as configurações.

Quando você tenta instalar um jogo a qualquer custo, mesmo que seu computador não tenha todos os requerimentos necessários, adivinha o que acontece? Lag!

O GTA IV é um bom exemplo de game que exige uma boa configuração de hardware. Veja o vídeo abaixo com a comparação do desempenho do jogo no XBOX 360 e no PC (o autor do vídeo forneceu os dados do computador).