Rio Grande do Sul tem 4 cidades sem sinal de telefone e internet

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Imagem: Getty Images/Reprodução

Pelo menos 222 municípios do estado do Rio Grande do Sul estão enfrentando problemas com os serviços de telecomunicações, que funcionam de forma parcial, devido às chuvas. Além destes, há quatro cidades totalmente sem sinal no momento, conforme anunciou a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) nesta quinta-feira (9).

Segundo o órgão, os municípios de Arroio do Meio, Doutor Ricardo, Eldorado do Sul e Progresso estão com “afetação total”. Isso significa que não há nenhuma operadora funcionando nesses locais, deixando os moradores sem sinal de telefone e internet.

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Os temporais no Rio Grande do Sul deixaram muitos desabrigados.Os temporais no Rio Grande do Sul deixaram muitos desabrigados.Fonte:  Getty Images/Reprodução 

Devido à importância das comunicações para os moradores que estão nas áreas afetadas pelos temporais e os órgãos de defesa civil, a Anatel ressaltou que tem tomado medidas para reativar o funcionamento dos serviços o mais rápido possível nesses locais. No entanto, ainda não há um prazo definido para o restabelecimento do sinal.

Nas cidades em que houve afetação parcial, as prestadoras disponibilizaram o roaming gratuito, permitindo que suas redes sejam utilizadas por clientes de outras empresas sem qualquer custo. Um usuário da Vivo pode aproveitar o sinal da Claro, por exemplo, caso o serviço contratado não esteja funcionando na área.

Outras medidas

Além da determinação da abertura do roaming enviada às operadoras, a Anatel adotou outras medidas emergenciais para minimizar os impactos dos problemas com o sinal de telefone e internet no Rio Grande do Sul. Uma delas é a não suspensão das linhas pré-pagas sem saldo ou demais serviços inadimplentes.

Enquanto perdurar a situação de emergência no estado, clientes da Vivo, Tim e Claro não poderão ter a linha bloqueada mesmo em caso de dívida, nas cidades afetadas pela falta de sinal. Dessa forma, os moradores conseguirão se manter em contato com familiares e autoridades.

O órgão também instaurou um comitê de crise junto às prestadoras de telefonia fixa, banda larga fixa e associações para análise da situação, compartilhamento de informações, verificação de demandas e respostas. Além disso, a Anatel disse que suas equipes de fiscalização estão em contato direto com a Defesa Civil Estadual.

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