O que é inteligência artificial generativa?

4 min de leitura
Imagem de: O que é inteligência artificial generativa?
Imagem: Getty Images

Não há como escapar desse assunto: as inteligências artificiais estão cada vez mais integradas à nossa sociedade, seja por meio dos smartphones que já possuem funções de assistentes que atuam com comando de voz ou outras novidades que vem surgindo no mundo tecnológico. O fato é que, atualmente, existem até mesmo tipos variados de IAs disponíveis, fazendo com que muitas pessoas fiquem em dúvida sobre o que estão conhecendo.

Por esse motivo, logo abaixo, você vai conhecer alguns dos principais tipos de inteligências artificiais, incluindo a inteligência artificial generativa, que pode estar mais próxima do seu cotidiano do que imagina. Ficou curioso? Então aproveite tudo o que abordaremos logo abaixo!

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Conforme o tempo passa, mais tipos de inteligências artificiais surgem no mundo. Conforme o tempo passa, mais tipos de inteligências artificiais surgem no mundo. Fonte:  Getty Images 

Quais os tipos de IA existentes?

A literatura de ficção científica e o cinema ajudaram a população a imaginar como seria o futuro em diversos momentos da história. De naves espaciais, passando por carros voadores e inúmeros robôs, o fato é que algumas obras conseguiram acertar como a tecnologia poderia avançar e oferecer novidades ao mundo.

Há diversas obras interessantes que abordam as inteligências artificiais de inúmeras formas. Algumas delas são bastante surpreendentes e condizem com a realidade. Nesse sentido, é possível dizer que, nos tempos atuais, existem tipos variados de IAs. A mais comum percebida pelas pessoas é a que está presente nos nossos celulares.

As assistentes virtuais conseguem fazer pesquisas rápidas na web a partir de comandos de voz, informando a temperatura do dia, por exemplo, e também descobrindo quais as principais notícias da região. Essas assistentes também ganharam aparelhos próprios, capazes de auxiliar os usuários em mais tarefas.

Assistentes virtuais e chatbots são algumas das IAs mais comuns atualmente. Assistentes virtuais e chatbots são algumas das IAs mais comuns atualmente. Fonte: Getty Images

Outra inteligência artificial bastante comum está presente nos chatbots. Esses chats são programados para conversar com qualquer usuário sobre os mais variados assuntos como se fosse uma pessoa de verdade. Em sua base de dados, há informações de diferentes épocas que, em um piscar de olhos, ficam disponíveis para consulta.

Assim como um chatbot é programado para conversar, existem IAs programadas para jogar. Em plataformas digitais de diversão online, os usuários conseguem encontrar adversários à sua altura que nada mais são do que o próprio computador. Quem nunca jogou xadrez online com uma máquina, não é mesmo?

Dentro desse contexto, estão as inteligências artificiais estreitas, que realizam apenas uma única tarefa de forma autônoma; as inteligências artificiais gerais, que são programadas para “refletir” sobre as informações aprendidas e ainda as inteligências artificiais generativas, que é o tema do nosso próximo tópico.

Inteligência Artificial Generativa: entenda o conceito

Em linha gerais, uma inteligência artificial generativa é capaz de gerar criações a partir de modelos pré-estabelecidos. A partir de uma foto, por exemplo, sua programação consegue desenvolver novas imagens. O mais interessante é que as peças originadas a partir dessa base conseguem ser bastante realistas em vários aspectos.

Pelas redes sociais, é possível perceber esse fenômeno cada vez mais de perto. Volta e meia surgem aplicativos programados com esse tipo de IA para surpreender os usuários. Por exemplo, quem se lembra de quando as pessoas começaram a se imaginar com o gênero oposto a partir de uma única foto?

Aplicativos para smartphones já contam com ferramentas de inteligência artificial generativa. Aplicativos para smartphones já contam com ferramentas de inteligência artificial generativa. Fonte:  Getty Images 

Como funciona a inteligência artificial generativa?

Na criação de imagens, a inteligência artificial generativa só precisa de um comando para começar a funcionar. Muitas vezes, não é necessário nem ao menos uma figura como base, pois seu sistema já conseguirá identificar, por meio de palavras, o que o usuário quer dizer.

Nessa programação, você pode pedir a imagem de uma nave espacial no meio de uma avenida que logo será gerada. Seu tom realista pode ser refinado conforme mais comandos forem adicionados, dependendo da ferramenta escolhida.

Como a inteligência generativa pode ser aplicada?

A partir de uma ferramenta específica, qualquer pessoa pode trabalhar com uma inteligência artificial generativa. Ao determinar os comandos, inúmeras peças criativas podem ser criadas, ajudando empresas dos mais variados segmentos em campanhas diversas, por exemplo. O conteúdo gerado, obviamente, pode ser refinado aos poucos, seja pela própria IA ou por um time capacitado.

Agora, com todas essas informações, você deve estar se fazendo uma série de perguntas, não é mesmo? Será que essa inteligência artificial é segura tendo em vista que, aparentemente, pode ser aplicada com facilidade? Além do mais, em meio aos debates constantes sobre IAs, há uma discussão importante sobre a tecnologia estar disponível para substituir as inteligências e capacidades humanas, certo?

Debates sobre a influência das inteligências artificiais e seu impacto na sociedade devem continuar fortes. (GettyImages/Reprodução)Debates sobre a influência das inteligências artificiais e seu impacto na sociedade devem continuar fortes. (GettyImages/Reprodução)Fonte:  GettyImages 

Em meio às tendências que ganham ainda mais força conforme o tempo passa, muitas coisas poderão mudar por conta de todos os impactos que elas causam à sociedade. Dessa maneira, é importante ficar atento para ver onde é que isso tudo vai parar.

Gostou do conteúdo? Então continue ligado aqui no TecMundo para sempre saber mais curiosidades interessantes como essa!

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.