5 dicas para usar o ChatGPT nos estudos

3 min de leitura
Imagem de: 5 dicas para usar o ChatGPT nos estudos

O novo sistema de inteligência artificial, “ChatGPT”, virou polêmica em diversas esferas profissionais e tem levantado o debate sobre as mudanças – ou a necessidade delas – em rotinas operacionais de trabalho. Na educação, não foi diferente.

Em um teste, o Chatbot de IA tirou 680 pontos (máximo 1000) na redação do Enem de 2022 com o tema “Desafios para a valorização de comunidades e povos tradicionais no Brasil”. Com a nota, o sistema teria passado em diversos cursos concorridos pelo Brasil, incluindo Ciências Biológicas, Engenharia Elétrica e Psicologia, de acordo com os últimos dados divulgados pelo Sisu.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

ChatGPT nos estudosA inteligência artificial é uma realidade que vai impactar significativamente a forma como nos relacionamos com o mundo.

Se levarmos em consideração que o Enem é uma prova que testa o raciocínio de estudantes, é surpreendente como uma tecnologia tenha obtido um ótimo desempenho, que supera o de vários concorrentes humanos.

“Como o Enem tem como objetivo avaliar competências e habilidades, de certa forma, ele já atende a um mundo em que a informação é altamente disponível e a principal preocupação é entender se o aluno consegue fazer um uso crítico e produtivo do conhecimento, evitando simplismos. Então, o que podemos esperar é que o Enem potencialize essa preocupação”, destacou Filipe Couto, diretor pedagógico do Colégio pH.

Para Filipe, a inteligência artificial é uma realidade que vai impactar significativamente a forma como nos relacionamos com o mundo e, se bem desenvolvido, vai fazer parte do nosso cotidiano, como o Google. Ou seja, rechaçá-lo como um inimigo, ao invés de utilizá-lo como uma ferramenta de ajuda, pode formar profissionais pouco adaptados no futuro.

“Evidentemente, há uma preocupação com a autenticidade de alguns trabalhos. Mas isso deve servir de estímulo para que as escolas elaborem avaliações melhores”, acrescenta.

O coordenador reforça que um dos trabalhos da escola é apresentar as possibilidades e as limitações dessa tecnologia, de modo que as pessoas possam usá-la de forma crítica e responsável.

“Hoje, as melhores escolas já se preocupam em desenvolver competências. Isso significa que os professores querem que os estudantes saibam mobilizar os seus conhecimentos para solucionar problemas. Assim, mais importante que saber fórmulas, datas e regras, é entender como acessá-las para resolver com ética e criatividade questões postas pela nossa realidade”, completa.

Como utilizar o ChatGPT e outros chatbots de IA na educação?

Filipe preparou cinco dicas para utilizar a ferramenta de forma consciente e colaborativa dentro do ambiente escolar. Vale a pena observar cada das dicas e inserir, aos poucos, dentro da rotina escolar de milhares de alunos:

1- Encoraje os alunos a usar o Chat GPT para gerar ideias e insights

Assim como o Google, o ChatGPT, Bard e outras IAs podem estar atreladas à criatividade. Mas também oriente-os a avaliar criticamente as informações fornecidas e a buscar fontes adicionais para aprofundar o tema.

É importante que os alunos saibam que nem todas as informações são confiáveis ou precisas. Afinal de contas, é comprovado que esses mecanismos possuem falhas e podem errar na resposta.

2- Incentive os alunos a trabalharem juntos usando o ChatGPT

Eles podem colaborar para formular perguntas e respostas para o ChatGPT, bem como discutir as respostas e aprender juntos. É muito rico um trabalho que, a partir das respostas do ChatGPT, possa promover um debate argumentativo entre os alunos.

3- Oriente os alunos a serem objetivos em suas dúvidas

Lembre-se de que, para obter as melhores respostas do ChatGPT, é importante fazer perguntas claras e específicas. Aprender a fazer boas perguntas é uma habilidade importante para lidar com um mundo tão repleto de informações.

4- Utilize o Chat GPT como uma ferramenta complementar para o aprendizado

O Chat GPT pode ser uma ótima ferramenta para ajudar os alunos a entenderem conceitos mais complexos, além de diferentes pontos de vista sobre o mesmo tema. Portanto, se eles tiverem dúvidas, peça para que perguntem à inteligência artificial e analisem se o que foi apresentado está correto.

5- Use o ChatGPT como uma ferramenta de apoio

O ChatGPT pode ser usado para ajudar os alunos com dúvidas sobre diferentes assuntos e também para fornecer recursos adicionais de aprendizagem.

Gostou do conteúdo? Então, continue acompanhando o TecMundo para ficar por dentro do que acontece no universo de tecnologia, entretenimento e ciência!

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.