75% dos solteiros usariam cantadas do ChatGPT: 10 exemplos para não usar

3 min de leitura
Imagem de: 75% dos solteiros usariam cantadas do ChatGPT: 10 exemplos para não usar
Imagem: Diy13/Getty Images

Uma pesquisa realizada pela Kaspersky, empresa de cibersegurança, revelou que 75% dos solteiros (entre homens e mulheres) estão dispostos a utilizar o ChatGPT para gerar conversas em apps de namoro. Os entrevistados responderam que podem utilizar a ferramenta para tentar parecer mais engraçados ou inteligentes, o que aumentaria a chance de uma date.

A revelação está no levantamento “Data ou DAIte”, que ouviu solteiros e solteiras no Reino Unido. No caso dos homens, 54% dos entrevistados disseram que utilizariam Inteligência Artificial em chats online.

Apesar de mais da metade dos homens confessar que apostaria na tecnologia, o número de mulheres que disseram o mesmo não ficou muito atrás. Pouco mais de 50% das jovens entrevistadas admitiram que usariam, sim, o ChatGPT para ter multiplicadas as chances de ter um encontro pessoal.

Tinder

Riscos

Os dados são encarados como preocupantes porque podem facilitar os golpes em apps de namoro – que estão em alta no Brasil.

“As pessoas já precisam ser cautelosas com quem estão conversando e garantir que estão usando aplicativos seguros que verificam seus usuários. Essas ferramentas [ChatGPT] tornam muito fácil para fraudadores se aproveitarem do mundo dos relacionamentos, colocando muitas pessoas em risco”, argumenta Crystal Cansdale, especialista em namoro do aplicativo Inner Circle.

Em outra crítica, ela defende que muitas relações amorosas se tornaram “um jogo de número”. Ela diz que não se surpreende com o resultado da pesquisa e afirma que as pessoas devem entender que o uso de chatbots é enganoso.

Tinder

“A autenticidade está no centro de um relacionamento e, apesar de uma mensagem gerada pelo ChatGPT parecer 'real', isso só o levará até certo ponto e, em última análise, não será verdadeiro”, pontua.

Fabio Assolini, diretor da Equipe Global de Pesquisa e Análise da Kaspersky para a América Latina, acrescenta que a tecnologia é algo para ajudar nas nossas vidas, mas que devemos avaliar o uso das ferramentas e nos colocarmos do outro lado do app.

“Imagine uma pessoa mais tímida usando esse robô para conseguir ultrapassar o desafio de estabelecer uma conversa agradável, só que quando vocês se conhecerem, você perceberá que a pessoa é tímida e tem dificuldade em manter o papo durante o encontro. Se você acredita que se sentirá enganado, não use o ChatGPT. Se achar que está tudo bem, entenda a situação e saiba lidar com os riscos da sua decisão”, afirma.

Pedimos cantadas para o ChatGPT

O TecMundo pediu sugestões de cantadas para o ChatGPT para alertar sobre possíveis xavecos que você pode receber online. Primeiro de tudo, é essencial ressaltar que a ferramenta se coloca contra o uso de cantadas, já que “muitas vezes elas podem ser ofensivas ou não serem bem recebidas pelas pessoas”.

Dando uma verdadeira lição de moral, o ChatGPT informa que é importante ser “respeitoso e genuíno ao se comunicar com outras pessoas em aplicativos de namoro”. Além disso, a plataforma diz que ao invés dos xavecos baratos é preciso iniciar conversas demonstrando interesse genuíno no possível parceiro ou parceira.

Depois de sugerir perguntas a se fazer para quem você está interessado (como ‘olá, eu achei sua foto incrível. Qual é a história por trás dela?’), a ferramenta cedeu e indicou algumas cantadas. Como ficará claro, algumas ideias não fazem muito sentido, confira:

  • Você acredita em amor à primeira vista ou devo passar por aqui novamente?
  • Se beleza fosse crime, você pegaria prisão perpétua.
  • Desculpe, mas estou perdido. Você pode me dizer qual é o caminho para o seu coração?
  • Eu não sou fotógrafo profissional, mas posso facilmente imaginar nós dois juntos.
  • Eu perdi meu número de telefone. Posso pegar o seu para ligar para você?
  • Eu não sou astronauta, mas sinto que sou o suficiente para ser o seu mundo.
  • Desculpe, você tem um mapa? Eu me perdi nos seus olhos.
  • Meu amor por você é como um livro, você quer lê-lo comigo?
  • Seu pai é advogado? Porque você é uma obra-prima.
  • Eu posso não ser um gênio, mas sei que uma pessoa tão bonita como você merece o meu melhor esforço.

E aí, qual cantada você achou menos pior? Lembrando que como um bom ancião, o ChatGPT recomenda que as pessoas sejam elas mesmas no apps de namoro e perguntem sobre os interesses, hobbies e planos futuros dos contatinhos.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.