Bard: 7 curiosidades sobre o chatbot de inteligência artificial do Google

3 min de leitura
Imagem de: Bard: 7 curiosidades sobre o chatbot de inteligência artificial do Google
Imagem: GettyImages

O chatbot inteligente chamado Bard é a aposta do Google para rivalizar com o ChatGPT, da OpenAI, e o chatbot do Bing, da Microsoft. Após o lançamento da inteligência artificial do Google, é possível entender como a empresa pretende se destacar na corrida pelo AI mais eficiente do mercado.

Ao acessar a janela de conversação do Bard, o usuário se depara com uma caixa de texto em branco e uma chamada de ação para perguntar sobre o que deseja ao Google AI.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Apesar do seu lançamento de sido apressado, o Google promete entregar informações atualizadas e respostas integradas à ferramenta de pesquisa da companhia. Quer saber mais sobre o Bard? Veja mais!

1) Chatbot do Google tem acesso limitado no momento

O lançamento do Google Bard foi limitado a certos lugares do mundo. Até agora, a inteligência artificial concorrente do ChatGPT pode ser utilizada a nível de testes por usuários dos Estados Unidos e do Reino Unido.

Há uma lista de espera para mais interessados e, segundos os líderes do projeto do Google, a intenção é democratizar o acesso posteriormente.

Bard entende outros idiomas, mas responde apenas em inglês, por enquanto.Bard entende outros idiomas, mas responde apenas em inglês, por enquanto.Fonte:  Reprodução/Google 

2) Bard não é um substituto para mecanismos de busca

O Google Bard não é considerado pela própria empresa criadora como uma inteligência artificial que substitui a função dos mecanismos de busca.

A indicação de uso do bot é para ser um complemento a sua busca. Ao final de cada resposta dada pela ferramenta, há a opção "Check it" para se aprofundar no tema com pesquisas relacionadas no Google.

É possível avaliar a resposta oferecida pelo IA Bard e verificá-lo no Google.É possível avaliar a resposta oferecida pelo IA Bard e verificá-lo no Google.Fonte:  Reprodução/Google 

Os líderes do projeto Google Bard, Sissie Hsiao e Eli Collins, definem o chatbot como um "produto que permite aos usuários colaborar com IA generativa".

3) Google Bard é mais rápido que ChatGPT e Bing

De acordo com os testes divulgados pelo portal de notícias The Verge, o Bard leva menos tempo para entregar respostas do que seus principais concorrentes, como ChatGPT e Bing.

No entanto, inteligência artificial conversacional do Google ainda não oferece notas de rodapé para evitar possíveis plágios — problema também enfrentado pelo Bing AI.

4) Chatbot exibe mensagem de isenção de responsabilidade

Neste ponto, o Bard se assemelha aos demais rivais. A notificação exibida ao usuário antes iniciar uma conversação ressalta que o "Bard nem sempre está certo". Ele pode dar respostas imprecisas ou ofensivas e que não representam o posicionamento do Google.

Alerta exibida ao usuário do Bard sobre a experiência com o AI do Google.Alerta exibida ao usuário do Bard sobre a experiência com o AI do Google.Fonte:  Reprodução/Google 

5) AI do Google foi lançado em sua versão mais leve

Isso significa que o modelo de linguagem AI utilizado pelo Google Bard, LaMDA, é bem mais engenhoso do que foi apresentado até então. Como primeira versão a ser utilizada por usuários externos à empresa, o Bard lançado ajudará a colher mais feedbacks.

6) Google Bard oferece três opções de respostas

A interface da chatbot reserva um espaço com mais sugestões de respostas para a solicitação do usuário.

Ao clicar em "View other drafts", no canto superior direito da conversa, você pode conferir mais duas possibilidades de respostas que geralmente são similares à primeira, mas que podem variar no tom da linguagem ou nos dados exibidos.

Há mais de uma opção de resposta criada pela inteligência artificial do Google.Há mais de uma opção de resposta criada pela inteligência artificial do Google.Fonte:  Google/David Pierce 

7) Bard será gratuito no buscador do Google

O vice-presidente sênior do Google, Prabhakar Raghavan, afirmou em coletiva de imprensa dada fevereiro deste ano que a versão do Google Bard aplicado no buscador será grátis.

A versão paga é destinada ao Google Workspace, onde o Bard auxiliará os usuários durante o uso de aplicativos como Google Docs.

IA generativa no Google Docs ajudando a escrever uma descrição de trabalho.IA generativa no Google Docs ajudando a escrever uma descrição de trabalho.Fonte:  Reprodução/Google 

E aí, quais são as suas expectativas sobre o desempenho do Bard? Pelo o que pudemos observar até agora, os próximos meses prometem mais novidades no mundo dos chatbots inteligentes. Fique por dentro de todas as notícias com o TecMundo!

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.