Bill Gates diz que pausar desenvolvimento de IA não vai resolver problemas

1 min de leitura
Imagem de: Bill Gates diz que pausar desenvolvimento de IA não vai resolver problemas
Imagem: Getty Images

O empresário e cofundador da Microsoft, Bill Gates, criticou quem pede a pausa de pesquisas e o desenvolvimento de avanços usando Inteligência Artificial (IA).

Para ele, a medida não resolveria todos os problemas e desafios gerados pelo assunto e outra abordagem deve ser encontrada. A informação é da agência de notícias Reuters.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

"Eu não acredito que pedir para um grupo em particular fazer uma pausa resolva os problemas. Claramente, há enormes benefícios para essas coisas. O que nós precisamos fazer é identificar as áreas complicadas", afirma o executivo.

Preocupações com inteligência artificial

O comentário é uma resposta a uma carta aberta publicada recentemente por um grupo de personalidades e especialistas em tecnologia, incluindo Elon Musk e o cofundador da Apple, Steve Wozniak.

O documento pede que laboratórios de IA interrompam o treinamento de sistemas que sejam mais poderosos do que o recém-lançado motor GTP-4, ao menos até que protocolos de segurança contra a substituição em massa de tarefas feitas por humanos sejam debatidos.

Por um lado, o empresário disse anteriormente que IAs como o ChatGTP são o maior avanço tecnológico das últimas décadas. Por outro, Musk, que é um antigo desafeto do executivo, falou que seu entendimento do tema é "limitado".

Gates acha que a solução é encontrar os desafios e superá-los, não pausar a pesquisa.Gates acha que a solução é encontrar os desafios e superá-los, não pausar a pesquisa.Fonte: Getty Images

Gates diz ainda não entender como essa paralisação seria realizada. "Eu realmente não compreendo quem eles estão dizendo que poderia parar e se todo país no mundo concordaria, e o porquê de parar. Mas há muitas opiniões diferentes nessa área", conclui.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Fontes

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.