Já faz um tempinho que as fabricantes de smartphones vêm tentando traduzir a experiência desktop que os usuários de Windows 10 estão acostumados para os dispositivos móveis, mas, ninguém ainda conseguiu converter o sistema operacional de maneira que se torne um sucesso comercial mundo afora. Eis que a Huawei apresenta a solução Cloud PC, que usa os smartphones top de linha da companhia chinesa em conjunto com uma TV ou monitor conectados via USB-C.

A novidade foi apresentada na CES Asia 2018 e usa um servidor em nuvem via Huawei Desktop Protocol para sincronizar as ações do Windows 10 mobile com as ações na tela grande. A interface de usuário é semelhante à dos computadores de mesa, mas, claro, adaptado para o uso com a tela sensível ao toque, a partir de um app criado especialmente para isso.

As aplicações podem ser acessadas por toque, ponteiro de mouse ou teclado virtual. Assim, você pode usar os arquivos armazenados na memória do smartphone da maneira que quiser em softwares como Photoshop ou em projeto maiores, a exemplo do CAD, que não pode ser manipulado no telefone.

huawei

Por enquanto, o Huawei disponibiliza o Cloud PC somente para os aparelhos P20, Mate 10, Mate RS e MediaPad M5 e apenas na China, devido a questões de latência. Ainda não há previsão de preço e, caso seja bem-sucedido por lá, pode ser que seja distribuído também na Europa.

Confira abaixo uma demonstração da Notebook Italia:

Cupons de desconto TecMundo: