As opções para quem adora fotografar e editar imagens estão ficando mais incrementadas. Isso se deve ao uso da inteligência artificial, uma tecnologia que está cada vez mais presente em nosso entorno. Além de ser usada em eletrodomésticos, sistemas, carros e outros, está sendo aplicada em vários aplicativos de celular de armazenamento e edição de imagens.

Neles, a tecnologia permite o reconhecimento facial de pessoas, para uma melhor organização, ajuda a fazer uma foto melhor e auxilia na edição e retoque das imagens. Entre os apps que já usam a inteligência artificial, temos alguns destaques. Confira a lista abaixo e saiba de que maneira a IA está aperfeiçoando e modificando os registros fotográficos.

1. Prisma

Este aplicativo disponível para iOS e Android levou o uso de filtros a outro nível. Já muito populares no Instagram, aqui os filtros fazem mais do que um simples toque artístico. Ao escolher um deles, demora alguns segundos para que as imagens se modifiquem em pinturas, desenhos e até artes abstratas. Para dar esses efeitos, o sistema do app usa uma combinação de redes neurais e inteligência artificial no processamento das fotos.

1

2. FaceApp

Por meio de inteligência artificial, este aplicativo (em iOS e Android) coloca um sorriso no seu rosto, de um jeito que fica quase sempre convincente. Também tem a opção para que as pessoas pareçam mais velhas e até para ver como seriam se fossem do gênero oposto. Ainda está longe da perfeição, mas já sinaliza um futuro em que será ainda mais difícil confiar no que os olhos veem.  

3. Google Fotos

Neste app, a inteligência artificial é usada na organização de álbuns e imagens. É isso que faz com que seja possível a divisão por pessoas retratadas, já que a IA é capaz de fazer reconhecimento facial e agrupar todas as imagens correspondentes àquele rosto. O usuário consegue, por exemplo, ter todos os resultados de fotos de cachorro, só de pesquisar pela palavra-chave. O mesmo pode ser feito com objetos, pessoas e lugares. 

2

4. Teleport

Sem ser necessário selecionar as áreas de edição, este app para Android e iOS usa a IA para alterar pedaços específicos da imagem como apenas o cabelo e a cor da pele da pessoa retratada, ou somente o fundo da imagem. 

5. Microsoft Pix

O aplicativo para iOS usa a inteligência artificial já no momento do clique, ajustando cada imagem de acordo com fatores como o ambiente, a luz do local e a velocidade. Com ele, também é possível tirar várias fotos ao mesmo tempo e ter a seleção dos melhores cliques.