Inteligência Artificial cria vídeo assustador da evolução humana

1 min de leitura
Imagem de: Inteligência Artificial cria vídeo assustador da evolução humana
Imagem: fabdream.ai/Instagram

Assunto que está se tornando controverso nas mídias sociais, as obras de arte geradas por ferramentas de inteligência artificial têm dividido opiniões, com algumas pessoas usando recursos como o Dall-E 2 e outros acusando a tecnologia de degradar o trabalho de artistas de carne e osso. Na terça-feira (18), um vídeo gerado por IA e divulgado nas redes sociais conseguiu encantar e chocar os espectadores.

No clipe de 39 segundos, compartilhado no Instagram, Twitter e outras plataformas pelo produtor de conteúdo Fabio Comparelli, essa luta entre máquinas e humanos – como no filme Matrix  se torna evidente, quando a IA mostra os vários estágios da evolução humana e ainda prevê o futuro da civilização.

Como a IA desenha o futuro da humanidade?

Criado por Comparelli a partir de um prompt de comando “Evolução Humana”, a AI art começa com um macaco e vai exibindo como os seres humanos evoluíram através dos tempos. Porém, ao começar a mostrar o futuro, o vídeo revela um predomínio assustador da tecnologia.

A partir de uma pessoa segurando um celular, os seres humanos perdem suas formas arredondadas, se planificam, assumem formas intermediárias com feições alienígenas conectadas por cabos, até finalmente se tornar um supercomputador ou um chip.

Por mais assustadora que seja, é bom lembrar que a arte feita por inteligência artificial é uma mímica da arte já existente, e todo o tipo de insight – como os observados no vídeo de Comparelli – não apresentam uma previsão, mas apenas uma representação da fantasia compartilhada há séculos por seres humanos.

E aí, o que você achou do resultado? Compartilha esta notícia nas redes sociais e deixe sua opinião!

Fontes

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.