40 programas para ajudar na hora dos estudos

5 min de leitura
Imagem de: 40 programas para ajudar na hora dos estudos

Todo ano é a mesma história: estudantes desesperados com os estudos, tentando recuperar o tempo perdido dos dias em que ficaram até tarde no computador ou resolveram sair com os amigos. Nada mais normal do que isso, afinal, todos precisam se divertir um pouco de vez em quando.

Quem está na reta final do Ensino Médio precisa manter o foco e estudar para garantir uma boa nota no ENEM e, se for o caso, também na prova de seleção da universidade escolhida. Portanto, os alunos mais dedicados, via de regra, são aqueles que garantem suas vagas com certa folga.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Dependendo do curso e da instituição de Ensino Superior escolhida, não é necessário passar tanto tempo em frente aos livros, pois o número de candidatos por vaga é baixo. No entanto, isso não quer dizer que é possível passar nas provas necessárias sem estudar nenhuma matéria.

Portanto, não importa o quão difícil será para você passar no curso escolhido: você precisa estudar várias horas diárias para garantir um bom futuro. Todavia, sabemos que há muitos vestibulandos simplesmente “viciados” no computador.

Contas e mais contas

Para ajudar esse pessoal – assim como todo o restante –, o Baixaki reuniu diversos links de serviços e programas especificamente voltados para o estudo das principais matérias que caem nas provas de vestibular e ENEM. Caso você ainda não esteja nessa época da sua vida, é interessante já criar o hábito de estudar, pois assim você já vai guardando algumas informações e ganha uma vantagem sobre a concorrência (mesmo que você ainda não tenha escolhido um curso).

Matemática

Estudar matemática não é só uma questão de decorar fórmulas: é preciso entender o raciocínio exigido pelo exercício para conseguir saber sequer por onde começar. Por causa disso, nem sempre um problema matemático envolve números complicados — às vezes requer somente certa dose de raciocínio. Para praticar esse lado, indicamos o Games for the brain e o Desafios Matemáticos.

Com Math Practice, WebMATH e Mathematics, você pratica outro quesito fundamental para solucionar problemas: ter os conceitos básicos da matemática na ponta da língua. Isso mesmo, estamos falando de contas como somar e dividir.

Resposta

Contudo, como no Ensino Médio o “básico” inclui muitos tipos de operação, você também precisa praticar o suficiente para aguentar todos eles sem que saia fumaça do seu cérebro! Então, confira mais estes três itens: Trigonometria, Archimy.com e Project Euler.

Física

O principal problema dos estudantes que “não entendem” física é o de não conseguirem visualizar corretamente a situação descrita nos exercícios. Algo que ajuda nesse aspecto é desenhá-la para, literalmente, visualizá-la. Caso você não seja bom em desenhar, confira Phun, Gravity Force Lab, Masses and Springs, PhET CNC Freak, Physamajig e The Moving Man.

Por outro lado, caso seu problema não seja entender o exercício, mas sim aplicar as fórmulas, o Techinfo pode ajudá-lo um pouco. Nele, você encontra várias fórmulas e constantes que dão a base para resolver qualquer exercício. Já um método manual para decorar as fórmulas é sempre escrevê-las no topo de cada página virada. Acredite, ajuda muito.

Química

Ultimamente, decorar a tabela periódica dos elementos não é algo tão necessário quanto antes, mas ainda há lugares que a cobram decorada. Portanto, por via das dúvidas, confira a PTable. Caso precise entender um pouco de teoria, há o livro em PDF chamado Introdução Clássica à Química Geral.

No terceiro ano começam as aulas de química orgânica e, com ela, mais “problemas existenciais”. No entanto, entender a lógica de determinadas contas que ficaram para trás nem sempre foi algo simples. Para tirar esse fardo de suas costas, baixe Avogadro, Mole Calc e Chemestry Tools.

Biologia

Se existe uma área que adora nomes complicados é a biologia. Caso houvesse ensino de Latim e Grego Antigo seria mais fácil entendê-los, literalmente. Por isso, revisar a parte acerca de tecidos e células é uma boa pedida: Visible Body, Virtual Lab: Virtual Microscope, Explore a cell e Cytoplasm.

Depois de estudá-los, use o Trabalhos Interativos de Ciências 2 para ver se você já está craque nos assuntos abordados. Enfim, para se distrair sem deixar de estudar, conheça o Immune Attack: jogo dividido em missões que visam fazer o jogador entender como funcionam algumas células do corpo.

Geografia

Conhecer mapas é vital para associar outros conteúdos aprendidos em geografia. Para isso, você pode contar com o Enigeo e o  Geography Awareness Quiz . Por outro lado, saber alguns dados demográficos do Brasil – por meio do Estados Brasileiros – também é muito interessante.

História

O banco de dados do Baixaki é bastante vasto e, por causa disso, qualquer busca pelo termo “história” resulta em diversos resultados apontando jogos. A razão disso é que muitos deles, de fato, abordam temas históricos, como a Segunda Guerra Mundial, as Grandes Navegações e o Império Romano. Portanto, caso queira relaxar e aprender sobre um tema difícil, experimente procurá-lo utilizando nosso buscador.

Português (redação e literatura)

A maneira como o português é abordado no vestibular varia bastante. Enquanto algumas instituições preferem saber se o aluno decorou o texto de todas as regras e exceções existentes nas gramáticas de nosso idioma, outras preferem trabalhar com interpretação de texto. Em ambos os casos, ler bastante garante que você tenha um bom desempenho.

Ler ajuda também na redação (só não se esqueça de praticar bastante!) e, obviamente, nas questões envolvendo a interpretação de obras literárias. Os seguintes links ajudarão você com certeza: Aulete Online, Ortografa! e Guia Prático da Nova Ortografia. Além disso, confira os livros em nossa área sobre Literatura, bem como História da Literatura Brasileira: Fatores da Literatura Brasileira.

Línguas estrangeiras

Quem quer passar no vestibular tem a obrigação de, no mínimo, arranhar um pouco no idioma escolhido para a prova – sim, há universidades que deixam o aluno escolher em qual idioma realizar a prova de língua estrangeira.

Idiomas

Caso você ainda não tenha aprendido nenhuma língua para a prova, experimente serviços como LiveMocha, Language Immersion, Vocabulary.NET, Alphabetimals, Linguasnet e Busuu. Dessa forma, você aprende as expressões e palavras mais simples rapidamente e de graça. Já se o problema for palavras específicas, experimente usar um dos dicionários que já testamos.

Outras formas de estudar

Como você já percebeu, neste artigo, o Baixaki pretende incentivar você a estudar usando também o computador. Porém, esta não é a primeira vez que fazemos isso: já apontamos nos artigos Estudando Online: uma realidade cada vez mais presente e Como tirar boas notas com a Wikipédia excelentes maneiras de estudar sem o auxílio de livros e com mais eficiência — afinal, usar o comando “localizar” do navegador é mais rápido do que procurar com os olhos.

Por fim, há ainda dois serviços que gostaríamos de indicar para você que precisa passar no vestibular e não tem medo de estudar: o Vestibular Brasil Escola e o Vestibulando Web. Com eles, você confere um enorme banco de questões de vestibulares de anos anteriores em diversas universidades do Brasil. Além disso, no primeiro há como criar seu próprio simulado com questões aleatórias!

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.