Como tirar boas notas com a Wikipédia

4 min de leitura
Imagem de: Como tirar boas notas com a Wikipédia

A Wikipédia é, sem dúvida alguma, uma das fontes de pesquisa de conteúdo presentes na internet que possui uma grande quantidade de acessos. Seja para organizar material de estudo ou trabalho, editar ou inserir novos textos, esta enciclopédia possui acessos diários de centenas de colaboradores do mundo todo, sem contar nesse número os acessos para pesquisa.

Criada em 15 de janeiro de 2001 e editada diariamente, conta hoje com mais de 14 milhões de artigos em vários idiomas. Como a ideia e principal objetivo é o de ser uma enciclopédia, os conteúdos devem ser creditados corretamente aos autores e inseridos com total imparcialidade de opiniões.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Ainda assim, vale lembrar que a Wikipédia é uma enciclopédia livre e construída por milhares de colaboradores voluntários de todas as partes do mundo. Ou seja, qualquer um pode editar o material presente em suas páginas. Portanto o ideal é que você a utilize como uma fonte inicial de pesquisa e não como o local para retirar todo o conhecimento necessário para um trabalho ou estudo.

Se, ao pesquisar determinado conteúdo, você já se perdeu em meio à grande quantidade de material presente, talvez suas preces por organização tenham sido atendidas. A Wikipédia lançou recentemente uma função que permite criar livros a partir da pesquisa de palavras-chave e abertura de páginas relacionadas.

Abaixo vamos ensiná-lo como montar seu próprio livro com o conteúdo da Wikipédia de forma simples e descomplicada a partir da nova função incorporada nela.

Ativando o criador de livros

Primeiro, no lado direito da interface da Wikipédia, na categoria “Imprimir/exportar”, clique na opção “Criar livro”.

Acessando a opção para criar livros

Feito isso, uma nova janela é aberta explicando que o livro será criado com as páginas de sua escolha, os formatos disponíveis para exportar e que você pode solicitar uma cópia impressa. Aqui, você deve clicar no botão “Iniciar o criador de livros”.

Ativando o serviço de criação de livros

Em seguida você é redirecionado para a página inicial da Wikipédia, entretanto com o criador de livros com suas respectivas funções já ativado.

Gerador de livros iniciado com sucesso

Adicionando páginas

Depois de concluída a etapa de criação do livro, é possível iniciar o processo de adição de páginas. Para isso, comece pesquisando pelo termo desejado para encontrar material. Essa busca pode ser ampla como uma ciência completa (Matemática, Física, por exemplo) ou específica como um fator ou divisão de alguma delas (Segunda Guerra Mundial, órgãos e sistemas do corpo humano, etc.).

Realizada sua busca, ao acessar o conteúdo de uma página e observar que está de acordo com o material que você deseja agrupar, clique em “Adicionar esta página ao seu livro”. Esta opção encontra-se logo abaixo do criador de livros, como mostrado no tópico anterior.

Adicionando uma página

Caso você deseje adicionar um tópico presente na página da Wikipédia aberta, se ele possuir um link de página correspondente, você pode adicionar o conteúdo associado sem precisar acessá-lo imediatamente. Para isso, passe o mouse sobre a palavra (que contém o link de referência) e selecione a opção “Adicionar ao livro a página Wiki ligada”.

Adicionar conteúdo relacionado

À medida que as páginas são adicionadas, observe que o contador de páginas é incrementado, para que você possa saber a quantidade delas que já acrescentou. Se você adicionar uma página e depois perceber que ela não está diretamente ligada ao assunto ou julgar o conteúdo inapropriado, você pode removê-la clicando em “Remover esta página do seu livro”.

Para complementar ainda mais seu assunto, você pode clicar no botão “Sugerir páginas”. Isso faz com que a Wikipédia busque mais conteúdo relacionado com a palavra-chave de sua busca e com a compilação já armazenada.

Exemplos de sugestões da Wikipédia

Acabamento

Uma vez que todas as páginas desejadas tenham sido devidamente armazenadas, clique no botão "Mostrar livro". O próximo passo é criar um título e subtítulo para seu livro, como mostrado abaixo.

Acabamentos finais do livro

Você pode alterar a ordem dos itens da lista de páginas do livro “Clicando e arrastando” até que fiquem conforme o desejado.  Além disso, você também pode deixar os tópicos em ordem alfabética clicando na opção “Ordenar alfabeticamente”.

Ainda com relação à ordenação do livro, você pode criar seções para os tópicos ao selecionar “Criar capítulos”. Quando esta ferramenta é ativada, uma nova janela é aberta e você deve digitar o nome desejado para o capítulo.

Em seguida, basta “arrastar” com o mouse o nome do capítulo para posicioná-lo no livro e, da mesma forma, “clicar e arrastar” os tópicos a fim de colocá-los na seção.

Criando capítulos e arrumando a ordem.

Caso não esteja satisfeito com seu livro e deseje excluir completamente seu conteúdo, basta clicar na opção “Esvaziar o livro.

Salvando sua obra

Ao concluir a criação do livro, você pode salvá-lo para posterior leitura de seu conteúdo. Para armazená-lo em seu computador (serviço gratuito), na seção “Descarregar” selecione o formato desejado (PDF ou ODT) e clique no botão “Descarregar”.

Gerando a imagem do livro

Feito isso o serviço da Wikipédia inicia a operação de montagem do livro e seu andamento pode ser acompanhado pela porcentagem de progresso exibida na página. Ao final, o sucesso da operação é informado e você deve clicar em “Transfira o ficheiro” para iniciar o processo de abertura da imagem.

Efetuando o download

Ao final o livro é aberto como um arquivo em seu navegador e basta clicar no botão de salvar apropriado para armazená-lo no computador. Você também pode encomendar uma cópia impressa de sua compilação, entretanto esse serviço é pago. Para fazê-lo, clique no link “Antever o livro por PediaPress” e sigao os passos requisitados para a compra do material.

O livro armazenado em PDF ou ODT possui todas as imagens e tabelas do texto original em perfeita diagramação. No final dos capítulos todas as páginas, links, referências e direitos de autores associados, conforme presente nas páginas acessadas da Wikipédia.

Agora você já sabe como organizar o material da Wikipédia em um livro organizado. Esperamos que o tutorial seja útil na organização de suas pesquisas e até a próxima!

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.