Vítima de malware? Saiba como remover a ameaça do seu Windows

2 min de leitura
Imagem de: Vítima de malware? Saiba como remover a ameaça do seu Windows

Os malwares estão se espalhando a cada vez mais não só em grandes empresas, mas também em máquinas de usuários comuns. Se você vem percebendo algumas diferenças no seu computador, como lentidão, excesso de popups, entre outros, fique alerta!

À primeira vista, esses problemas podem parecer comuns, mas na verdade há grandes chances de o seu computador estar infectado. Veja como lidar com esse problema.

Modo de segurança

Para começar, desconecte o seu computador ou notebook da internet e não estabeleça conexão até que a máquina esteja pronta para a limpeza.

Agora, reinicie o computador com o modo de segurança da Microsoft. Nesse modo, apenas os programas realmente necessários serão carregados.

Veja aqui como iniciar em Modo de Segurança no Windows 8 e aqui no Windows 10.

Deletando arquivos temporários

Agora que você já está com o computador ligado no Modo de Segurança, precisa deletar arquivos temporários antes mesmo de passar um antivírus. Mas não se preocupe, pois existe um programa nativo do Windows 10 que pode fazer isso por você.

No menu Iniciar, digite "Limpeza de Disco" para abrir o programa e faça a limpeza.

Faça o download de antivírus para malwares

Não utilize o antivírus que já está presente no seu computador como forma de detectar os malwares. Afinal, se ele executasse bem essa função, você não precisaria estar cumprindo essas etapas.

Os programas adequados ideais para o processo, e também gratuitos, são o BitDefender Free Edition, Kaspersky Virus Removal Tool, Malwarebytes, Malicious Software Removal Tool, Avast e o SuperAntiSpyware.

Depois de fazer o download, escaneie o antivírus no seu computador até ter certeza de que todas as ameaças tenham sido removidas.

“Conserte” o seu navegador

Os malwares podem modificar o seu navegador, prejudicando a navegação com a exibição excessiva de anúncios ou ainda impedindo que o usuário execute algumas ações. Para evitar isso, você precisa acessar o Painel de Controle, em seguida clicar em "Rede e Internet" e depois em "Opções de Internet".

Agora, vá em "Alterar home page" e confira se não há algum endereço desconhecido. Caso haja, mude e feche a janela. Repita a operação em cada um de seus navegadores manualmente.

Recuperação de arquivos

Caso você não consiga remover os malwares ou o Windows ainda não esteja funcionando normalmente, você deverá reinstalar o sistema operacional. Não se esqueça de antes fazer o backup dos seus arquivos.

Mantenha o seu computador limpo

A prevenção é a melhor medida contra os ataques. Além de investir em um bom antivírus, procure sempre monitorar o que acontece no seu computador e nas suas contas, como de email, bancos e redes sociais.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.