Android tem 'Botão do Pânico'; entenda o motivo

1 min de leitura
Imagem de: Android tem 'Botão do Pânico'; entenda o motivo

A cada ano que passa, felizmente, a Google trabalha duro para aumentar a segurança do Android. O sistema operacional móvel, anteriormente conhecido apenas como uma porta aberta para hackers, hoje está dificultando esse jogo. Na versão 7.1 Nougat, a Google adicionou um recurso interessante — e, até agora, não comentou nada oficialmente sobre ele. É o "Botão do Pânico".

O botão do pânico, ou "modo pânico", é um saída rápida e fácil de qualquer aplicativo falso ou malware que tenha sido acionado ou tenha controlado o seu smartphone. Ele age da seguinte maneira: caso o usuário pressione diversas vezes o botão Voltar do aparelho, o sistema operacional retorna para a página inicial, encerrando qualquer aplicativo/software malicioso em execução.

O botão do pânico pode te salvar da ação de malwares e apps que travam o aparelho

"Este recurso não foi alardeado, compreensivelmente, de modo que a Google provavelmente não gostaria de anunciar para o mundo sobre uma maneira como eles estão destruindo aplicativos maliciosos", comentou o pessoal do fórum XDA, que descobriu o modo pânico nas linhas de código.

Tecnicamente, é necessário apertar quatro vezes de maneira rápida o botão Voltar.

Obviamente, a função deverá estar presente no Android 8.0 O. Esperamos que por padrão, isso porque, no Android 7.1 Nougat, é necessário ativar o botão do pânico para ele funcionar. Talvez, o motivo para isso, é que o recurso não esteja completamente finalizado — então, há esperanças.

  • Mais detalhes sobre como o modo pânico se encontra no sistema operacional, você vê aqui.

Fontes

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.