Robô atirador serve para diversas atividades (Fonte da imagem: Reprodução/ComputerWorld)

Não é de hoje que máquinas mais autônomas têm tentado encontrar seu espaço nas forças armadas de vários países pelo mundo. Nos EUA, particularmente, parece haver um interesse especial por esse tipo de máquina mortal. A novidade da vez no campo dos robôs militares é essa criação da HDT Global, um robô capaz de disparar uma M240 com autonomia garantida por controle remoto sem fio e ainda mirar em alvos distantes em até 150 metros.

O robô que você confere nas imagens não apenas tem a capacidade de servir como atirador de frente como também pode carregar muito peso. A empresa informou que é possível levar mais de 560 kg de equipamento no aparelho, que funciona com um motor turbo diesel de 32 cavalos de potência.

Equipamento consegue mirar em alvos com 150 m de distância. (Fonte da imagem: Reprodução/ComputerWorld)

Como se isso já não fosse o suficiente, o equipamento serve ainda como base de comunicação para tropas avançadas. Ele conta com antena receptora para sinal de satélite e, através disso, pode espalhar sinal de rádio para uma série de equipamentos em um raio de 1 km.

Como o robô estava apenas fazendo parte de uma demonstração ao exército dos EUA, ele ainda não tem previsão de produção em massa ou qualquer plano de aplicação em campo de batalha por enquanto.

Cupons de desconto TecMundo: