Os audiolivros narrados por inteligência artificial (IA) já são as 40 mil obras mais populares na plataforma Audible, de acordo com a Bloomberg. A ferramenta para narração de audiolivros parece ter sido uma boa solução para os autores que não podem pagar altos custos com narrações feitas por humanos.
O recurso foi um sucesso nos últimos meses, permitindo a narração de milhares de audiolivros na plataforma. Atualmente, mais de 40 mil obras já foram narradas. Estima-se que os autores com menos recursos e menos tempo são os maiores beneficiados, uma vez que narrações humanas podem ser caras e levar muito tempo para ficarem prontas.
Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.
Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo
Narrações de IA da Audible são consideradas boas pela maioria dos usuários.Fonte: GettyImages
Além de permitir a narração de audiolivros inteiros em apenas poucos minutos, a ferramenta da Amazon também foi bem recebida por grande parte dos usuários. Segundo um porta-voz da Audible, os títulos narrados por IA geralmente recebem nota acima de 4 (em uma escala de até 5).
Com isso, os títulos narrados por IA podem acabar se tornando um padrão à medida que novos usuários que nunca ouviram um audiolivro narrado por humanos entram na plataforma.
Apesar das vantagens inquestionáveis da narração via IA para autores iniciantes, os consumidores americanos começaram a reclamar da quantidade de obras com “vozes artificiais”. Além de serem muitas, a plataforma não criou filtros para que os usuários possam encontrar apenas obras narradas por humanos.
Como ressaltou Ashley Carman, da Bloomberg, há obras específicas que podem perder sua essência caso não sejam narradas por humanos. Em “I’m Glad My Mom Died”, a autora Jennette McCurdy narra suas memórias enfatizando os membros de sua família por meio de seu outro talento, já que ela também atua como atriz.
Outro possível problema da narração por IA é a possibilidade de a ferramenta reduzir as vagas de trabalho para os narradores profissionais. Seria basicamente a mesma ameaça que os profissionais de outras áreas têm enfrentado. Uma solução poderia ser a adoção da narração por IA feita a partir de vozes de narradores profissionais, que seriam pagos pelos direitos autorais.
Fontes
Categorias