8 mudanças que Elon Musk pode fazer no Twitter

4 min de leitura
Imagem de: 8 mudanças que Elon Musk pode fazer no Twitter
Imagem: Shutterstock

O Twitter agora tem um novo dono: a partir desta sexta-feira (28), Elon Musk é o mais novo comandante da rede social. Em um negócio fechado por US$ 44 bilhões, o magnata garantiu controle total da rede social e deve fazer mudanças em breve na plataforma.

Desde o momento que entrou na sede do Twitter com uma pia, Musk já deixou claro que pretende fazer algumas alterações no modus operandi da plataforma. Confira abaixo 8 mudanças que devem ser feitas na rede social sob o comando do chefe da Tesla e SpaceX.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

1. Tornar a empresa de capital fechado

Um dos primeiros passos que deve ser tomado por Elon Musk após a conclusão da compra é a saída do Twitter da bolsa de valores de Nova York. Atualmente, a rede social atua como uma companhia de capital aberto.

Nesta sexta (28), a venda das ações da rede social já foi suspensa na bolsa de valores por causa da aquisição de Elon Musk. Ou seja, é questão de tempo até Musk assumir controle total da empresa e deixar de ofertar suas ações.

2. Demitir funcionários da empresa

Elon Musk também deve realizar demissões na rede social, e o processo já começou. Antes mesmo do anúncio oficial da aquisição, Elon Musk já mandou embora funcionários de alto escalão da companhia, como o CEO Parag Agrawal.

Enquanto o bilionário garantiu que não vai demitir 75% dos funcionários do Twitter, como foi especulado anteriormente, a tendência é que alguns cortes sejam realizados, já que a gestão anterior também estaria planejando realizar cortes na folha de pagamento.

3. Assumir o papel de CEO, mas por pouco tempo

Elon Musk

Após a compra do Twitter, Elon Musk também deve assumir o papel de CEO da rede social — na descrição de seu perfil, ele já se identifica como "chefe" da plataforma. Com a saída de Parag Agrawal, que assumiu a cadeira após Jack Dorsey, o magnata pode subir ao posto em breve.

No entanto, segundo especialistas no mercado, Elon Musk pode não ficar por muito tempo no topo do Twitter. Como o empresário também comanda outros negócios que movimentam mais dinheiro, como a Tesla e SpaceX, ele possivelmente vai abrir mão do cargo de CEO do Twitter a longo prazo, atuando apenas nos bastidores da rede.

4. Desfazer banimentos permanentes de contas

De acordo com informações da Bloomberg, Elon Musk também planeja rever as políticas de banimento do Twitter. Defensor da liberdade de expressão, ele estaria cogitando até reverter algumas punições e, anteriormente, comentou sobre a possibilidade de trazer Donald Trump de volta para a rede social.

Seguindo essa linha, o empresário publicou na rede social, no dia da aquisição, que o "pássaro foi libertado".

5. Seguir as regras

Apesar de seu discurso amplamente focado em liberdade na rede social, Elon Musk já disse que o Twitter não vai se tornar um "vale-tudo" e a plataforma ainda continuará seguindo regras. Em um comunicado voltado para anunciantes, ele deixou claro que existirão consequências para usuários que ultrapassem o limite na plataforma.

A Comissão Europeia também lembrou que, em território europeu, "o pássaro vai voar sob as leis locais", seguindo as diretrizes do Ato de Serviços Digitais. Em maio, antes da conclusão da compra, Musk se mostrou interessado em se manter dentro das diretrizes da legislação digital do velho continente.

6. Reduzir bots e spam

Na parte de conteúdo, Elon Musk pode realizar ações para reduzir a quantidade de bots e spam dentro do Twitter. Os robôs são um assunto tão polêmico que renderam um processo entre o bilionário e a rede social durante a aquisição, o que pode gerar uma atenção especial para o assunto já nos primeiros dias da nova gestão.

Além disso, em seu comunicado para anunciantes, Elon Musk disse que pretende tornar o Twitter a melhor plataforma para propagandas online, incentivando que empresas adotem anúncios mais cativantes e com tom de entretenimento. Com isso, a companhia poderia reduzir naturalmente alguns conteúdos incômodos dentro da rede social.

7. Abrir código-fonte

Shutterstock

Elon Musk já fez críticas ao algoritmo do Twitter e deu a entender, em abril deste ano, que a tecnologia da empresa deveria ser aberta. Ou seja, existe a chance do bilionário tornar o código-fonte da rede social aberto, assim como a rival Mastodon.

Caso o plano siga em frente, a rede social pode seguir um caminho que também era planejado nas gestões de Parag Agrawal e Jack Dorsey, que já trabalhavam para tornar a plataforma mais aberta e descentralizada, focada em soluções como a Web 3.

8. Junção ao aplicativo 'X'

Segundo Elon Musk, a compra do Twitter não visa "fazer mais dinheiro", mas tem como objetivo ajudar na comunicação da humanidade. Além de realizar alterações na rede social para torná-la um "centro digital", Musk também deve fundir a plataforma com um novo aplicativo chamado X.

De acordo com o bilionário, o projeto X é um "aplicativo de tudo", que deve se encaixar nos padrões dos superapps, e a aquisição do Twitter é o primeiro passo para sua construção. Segundo estima o empresário, a compra da rede social deve acelerar o lançamento do serviço em até cinco anos, mas ainda não existe uma data prevista para estreia da novidade.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Fontes

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.