O que é Mastodon? Conheça a rede rival do Twitter

3 min de leitura
Imagem de: O que é Mastodon? Conheça a rede rival do Twitter
Imagem: Mastodon

Recentemente, o Twitter anunciou que aceitou a proposta de compra feita pelo milionário Elon Musk, no valor de US$ 44 bilhões. A notícia levantou discussões sobre o rumo desta rede social, além de fazer com que alguns usuários pensem em migrar para outras plataformas. Nas opções, o Mastodon é uma rede que tem ganhado muito interesse das pessoas.

Na Índia, já há um movimento forte de pessoas que mudaram para a rede social. E por que acabaram migrando para o Mastodon? Neste texto, explicamos o que é e porque tem se mostrado uma rede social interessante para muita gente.

O que é o Mastodon?

(Fonte: Mastodon)(Fonte: Mastodon)Fonte:  Mastodon 

O Mastodon é uma rede social criada em 2016 por um programador alemão chamado Eugen Rochko, aos 26 anos. Trata-se de um serviço de microblog, assim como o Twitter. Ou seja, ele opera através de uma plataforma de rolagem vertical (como um blog) que aceita postagens curtas.

Cada usuário pode postar conteúdos diversos, como textos, vídeos, gifs, fotos e emojis, mas tem um limite de 500 caracteres — praticamente o dobro da quantidade permitida pelo Twitter.

De acordo com informações do site desta rede, o Mastodon tem atualmente cerca de 4,4 milhões de usuários, um número que tende a aumentar com a venda do Twitter. A título de comparação, a rede comprada por Elon Musk tem cerca de 126 milhões de usuários.

Quais as principais diferenças do Mastodon?

(Fonte: Mastodon)(Fonte: Mastodon)Fonte:  Mastodon 

Mesmo tendo um funcionamento muito semelhante ao do Twitter, o Mastodon traz algumas características que podem ser consideradas interessantes pelos seus usuários.

Além da quantidade de caracteres que pode ser inserida em cada postagem, é possibilidade de "esconder" informações num post, inserindo avisos de spoiler — o que pode ser uma boa opção para pessoas que seguem contas que falam de filmes e séries. O usuário também pode escolher quem acessa suas publicações (um recurso semelhante ao de "melhores amigos" no Instagram).

Um ponto muito interessante do rival é que ele possui código aberto. Na prática, isso significa que qualquer pessoa que entende de programação consegue "customizá-lo", criando versões do aplicativo a partir do seu sistema. O site oficial da rede inclusive lista vários apps que podem ser acessados pelos usuários que queiram fazer isso.

Vale a pena migrar para o Mastodon?

(Fonte: Mastodon)(Fonte: Mastodon)Fonte:  Mastodon 

A compra do Twitter por Elon Musk deve suscitar um aumento maior de usuários no Mastodon. Por isso, vale questionar: esta é uma boa decisão? Vale a pena sair do Twitter e migrar totalmente para o Mastodon?

Esta é uma questão complexa e que não tem respostas definitivas. Como tudo o que está na internet, pode-se enxergar o Mastodon como uma plataforma que tem seus prós e contras.

O grande destaque do rival é justamente esta característica de seu código aberto, o que centralizaria nas decisões dos usuários. Ou seja, qualquer recurso da plataforma não seria modificado pela própria empresa, mas poderia ser "customizado" pelas pessoas nela. Desta forma, quem tomaria decisões de moderação são as pessoas cadastradas, e não os donos da empresa.

Isto é necessariamente bom? Depende do ponto de vista. Já há exemplo de posturas criminosas reguladas no Mastodon pelos usuários que estavam lá. Um exemplo foi quando houve uma onda migratória de pessoas vindas de uma rede social chamada Gab, usada por partidos de ultra-direita. As ações empregadas pelos usuários da rede foram de isolar os acessos destes neonazistas por meio da manipulação do código.

Pois, mais que esta ausência de controle (ou a existência de um controle mais "democrático") possa parecer algo positivo, há também o risco de que más decisões sejam postas na responsabilidade dos próprios usuários, dando margem para a realização de crimes que poderiam passar impunes.

Mas e você, migraria para o Mastodon? Ou está satisfeito com o Twitter? Conte para nós nas redes sociais do TecMundo no Facebook e Twitter!


Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.