Headsets de VR da Tobii terão função 'Eye Tracking'

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A função de eye tracking (ou rastreamento de olhos) está para chegar nos próximos lançamentos de headsets de realidade virtual da Tobii. A empresa fez uma pesquisa extensa e acredita que, por esse caminho, a tecnologia ficará mais humanizada, além de aperfeiçoar a experiência dos usuários, com uma fluidez maior.

Com relação aos jogos, a função aproveita o movimento natural dos olhos para criar um ambiente e personagens mais realistas e interativos. Para pegar, apontar ou lançar um objeto, os usuários só vão precisar olhar em sua direção, em vez de mover fisicamente o corpo e a testa. Essas interações aproximam a experiência em VR mais ao “real” do que ao “virtual”.

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Existe também uma característica mais prática dessa tecnologia. A qualidade da imagem dos objetos para os quais vamos olhar ficará melhor, enquanto no restante do cenário ela será diminuída. Isso poderia tornar mais fácil a execução de VR em sistemas mais lentos.

A tecnologia permite mapear o comportamento visual das pessoas e funciona por meio da emissão de um raio infravermelho dirigido aos olhos do usuário ao fazer o teste. Isso provoca um reflexo na pupila, e a captação de um sensor calcula precisamente para onde a pessoa olha, tanto em um monitor quanto em área externa.

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Segundo consta no site oficial da empresa, seus algoritmos foram aperfeiçoados por meio de milhões de imagens de olhos, para que essa tecnologia pudesse, por fim, funcionar com todos. Além disso, a Tobii trabalhou para resolver outros desafios, como o "deslizamento" do headset na cabeça do usuário, para que a precisão não se perca.

Parte da humanização a que se refere a empresa tem a ver com a possibilidade de personalizar muito mais a sua experiência. Seria possível, por exemplo, criar filmes que se desenvolvem e terminam de forma diferente para cada um, tendo como base onde os olhos do usuário estão mais focados, ao longo da experiência.

O rastreamento de olho em VR teria também um melhor aproveitamento de como funcionam as emoções humanas, de maneira a absorver o usuário mais profundamente para aquela experiência. Um exemplo seria que, quando as coisas aparecem de repente no canto dos nossos olhos, temos uma forte reação, seja de medo, choque ou hesitação.

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