Tráfego de Pokémon GO foi 50 vezes maior do que o previsto pela Niantic

1 min de leitura
Imagem de: Tráfego de Pokémon GO foi 50 vezes maior do que o previsto pela Niantic
Imagem: The Next Web

Pokémon GO é atualmente tão famoso por ter simplesmente tomado o mundo em seu lançamento quanto pela gigantesca quantidade de problemas que ocorreram nos primeiros dias do app. Mas enquanto praticamente todos sabem que isso é resultado do enorme stress nos servidores do jogo, o que descobrimos apenas recentemente foi que a Niantic errou – e feio – em suas expectativas.

Acha que estamos exagerando? Nem de longe. Segundo um relatório trazido pela Google sobre os efeitos de Pokémon GO na computação da nuvem, o tráfego do lançamento teria sido 50 vezes maior do que o esperado pela Niantic originalmente. Mesmo o pior cenário imaginado pela companhia também errou feio, em comparação: a empresa previu um tráfego apenas cinco vezes maior do que os números originais.

Com um tráfego tão fora de escala para as preparações da Niantic, os famosos problemas do lançamento do game foram inevitáveis

O relatório também afirma que, como resultado disso, a Google teve como única opção a de adicionar “mais de mil nodos adicionais” para suportar todo esse gigantesco tráfego. Como muitos devem imaginar, esse não é um processo tão simples assim, também obrigando a gigante das buscas e a Niantic a trabalharem em uma versão mais sofisticada do software de Pokémon GO, capaz de gerenciar a carga de rede do app.

Junte a tudo isso o fato de que as companhias fizeram esse trabalho enquanto tentavam não atrapalhar a experiência de quem já estava jogando Pokémon GO. Não é à toa, pelo visto, que acabamos ficando tanto tempo sem acesso ao game em seus primeiros dias, e que o lançamento do app seguiu a passos lentos. Mas, como todos sabem bem, isso não atrapalhou no sucesso do aplicativo.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.